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VXY Mogiana em MG
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Matarazzo
Água Branca
Lapa-SPR/EFSJ
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SPR-1935

Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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São Paulo Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-)
AGUA BRANCA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 84,320 (1935)   SP-0399
Altitude: 723 m   Inauguração: 16.02.1867
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1976?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Água Branca foi aberta em 1867 como uma das estações originais da SPR. O motivo de sua existência era por ser ali a confluência dos caminhos que levavam à Freguesia do Ó, Pinheiros e Campinas.

Mais tarde, a seu lado se colocou a Vidraria Santa Marina, que deu grande impulso ao movimento da estação.

Em 20/10/1976, foi ali inaugurada a passarela que une as duas plataformas. Aparentemente, o prédio atual da estação atual também foi inaugurada nessa data.

Hoje, a estação está ao lado da avenida Santa Marina, mas longe dos viadutos que facilitam o cruzamento da linha. A vidraria continua ali. A estação serve aos trens metropolitanos da CPTM desde 1994.


1879
AO LADO: Desaastre na Agua Branca (A Provincia de S. Paulo, 02/07/1879).

1886
AO LADO: Embora a EFS nunca tenha tido uma estação na Agua Branca, como a SPR tinha, isto não significava que ela não prescisasse ter uma porteira. Seus trens passavam ali direto e ali era zona rural ainda (A Provincia de S. Paulo, 28/11/1886).

1887
AO LADO: SPR viola a lei no caso da Olaria Velha, possivelmente seu cliente (A Provincia de S. Paulo, 20/11/1887).

1891
AO LADO: Tumulto na Agua Branca (O Estado de S. Paulo, 6/9/1891).

1894
AO LADO: Novos horários para os trens que param em Agua Branca (O Estado de S. Paulo, 5/8/1894).

ACIMA: Estação de Água Branca, em 1918, com a plataforma principal, à esquerda, e a secundária, com cobertura, tendo sempre a seu lado a Vidraria Santa Marina (Foto do livro O Estado de São Paulo, Monte Doyecg & Cia, 1918 - acervo Paulo Castagnet).

1931
AO LADO: Acidente com morte na estação (O Estado de S. Paulo, 18/3/1931).

1934
AO LADO: Colisão entre locomotiva e onibus na estação (O Estado de S. Paulo, 1/2/1934).

ACIMA: Na plataforma da Água Branca, 50 anos vos separam: anos 1960 - ainda com a cabina de controle e o TUE da Santos-Jundiaí (Foto Barry Blomstein).

ACIMA: Passagem de nível ao lado da estação de Água Branca, a última que ainda existe na zona central de São Paulo. Está na avenida Santa Marina, que aí tem movimento praticamente nulo pois ela não cruza a linha da Sorocabana, muito próxima. A estação está do lado oposto ao TUE que está seguindo para a Barra Funda (Foto Rodrigo Cabredo em 10/2009).
2009
AO LADO: Desvio para as indústrias Matarazzo, abandonado (Foto Rodrigo Cabredo).
ACIMA: em 2010 sem a cabine, já demolida, mas com o TUE da CPTM (Foto Carlos Almeida).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos R. Almeida; Alexandre L. Giesbrecht; Barry Blomstein; Rodrigo Cabredo; Militão A. Azevedo; Fábio Barcellos; Paulo Castagnet; Carlos Campanhã; Paulo Mendes; Flávio Michelini; William Gimenez; O Estado de São Paulo, Monte Doyecg & Cia, 1918; Lapa-Evolução Histórica, 1988; SPR: Relação oficial de estações, 1935; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, supostamente em 1867. Foto atribuida a Militão A. Azevedo

Estação de Água Branca, a original, no final do século 19. Cessão Marcelo Tallamo

Ao lado da fábrica da Santa Marina (à direita, na foto), a pequena cabine da estação de Água Branca, nos anos 1930. Foto da Coleção Fábio Barcellos, do livro Lapa-Evolução Histórica, 1988

A estação, autor e data desconhecidos

A ainda pequena estação de Água Branca, parcialmente coberta pelo trem a vapor, nos anos 1940. Acervo Carlos Campanhã

A estação em 1967. Acervo Paulo Mendes

A estação da Água Branca em 02/1980. Foto Flávio Michelini

Estação atual da Água Branca, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

Ainda ao lado da Santa Marina, à direita, a estação atual de Água Branca com a passarela ao centro, em 13/03/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação vista da passagem de nível da avenida Santa Marina em 10/2009. Foto Rodrigo Cabredo
   
     
Atualização: 09.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.