Avenida Cidade Jardim Bairro de Jardim Europa, SP Início: rua Itália e rua Rússia Final: ponte da Cidade Jardim sobre o rio Pinheiros |
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A avenida tem
pouco mais de um quilômetro e chega até a entrada da ponte sobre
o rio Pinheiros construída aparentemente na segunda metade dos anos 1930.
No
início (anos 1920), a avenida seguia por uma ponte estreita sobre o rio
Pinheiros e continuava em linha reta (e não como hoje, com uma ponte
em curva e tendo como continuação a avenida dos Tajurás,
que segue para o outro lado em relação ao leito original da avenida)
até terminar na avenida das Magnólias. O ponto em que ela se encontrava
com esta avenida, que era uma das ruas do bairro original de Cidade Jardim,
já existente no final dos anos 1920 (ver mapa da Sara Brasil de 1929)
é hoje exatamente o ponto em que se inicia o túnel que
segue para a avenida Juscelino Kubitschek, do outro lado do rio Pinheiros. Parece
estranho, mas a ladeira por onde descem os carros vindos pela avenida das Magnólias
- que ainda existe - está
numa linha reta em relação ao final da avenida Cidade Jardim de
hoje, na ponte sobre o rio Pinheiros do outro lado deste.
Quando
da retificação do rio Pinheiros pela Light and Power, um rio cheio
de curvas até meados dos anos 1930,
a avenida deixou de seguir em linha reta quando cruzava o rio pela nova ponte
de concreto então construída: a ponte foi construída em
curva (em arco de concreto, em meados dos anos 1940) e sua continuação
passou a se chamar Tajurás e terminar na confluência das ruas Oscar
Americano, Lineu de Paula Machado e São Valério. O nome Cidade
Jardim ficou reservado à avenida somente do lado leste do rio. O trecho
que seguia reto pela ponte derrubada foi praticamente abandonado e sobre parte
dele foi mais tarde construída tanto a avenida Marginal como a entrada
do túnel da Juscelino. Tudo isto pode ser visto no mapa da Sara Brasil,
acima. Em
1968, foi entregue uma nova ponte entre as avenidas Cidade Jardim e Tajurás
(1).
A
avenida tinha uma linha de bondes. Em maio de 1940, a edição do
Guia Levi ainda dava o bonde 51 - "Cidade Jardim" - como seguindo
pela avenida Cidade Jardim e chegando à rua das Magnólias. A linha
foi suprimida em 20 de agosto desse mesmo ano (2):
os bondes passaram então a chegar somente até a rua Colômbia,
na esquina com a avenida Brasil (vale notar, porém, que no mesmo livro
(2),
na pág. 97, ainda aparece a linha no ano de 1943.
É certo, porém, que a linha não existia mais em 1945 (3).
(1).
REIS, Nestor Goulart: Dois Séculos de Projetos no Estado de S. Paulo
- Grandes Obras e Urbanização, IMESP-EDUSP, 2010.
(2).
STIEHL, Waldemar Corrêa: História dos Transportes Coletivos em
São Paulo, EDUSP-McGraw Hill, 1978.
(3).
GUIA LEVI, junho de 1945.
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Atualização: 02.04.2010 |