Avenida Eusebio Matoso
Bairro de Pinheiros, SP
Início: avenida Rebouças e avenida Brigadeiro Faria Lima
Final: avenida Vital Brasil e Praça Jorge de Lima

2010 - esquina com Av. Brig. Faria Lima
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Vista aérea da avenida Eusébio Matoso (Google Maps, 6/2/2010).

Mapa da avenida Eusébio Matoso em 2010. Praça Oliveira Penteado é apenas uma junção de viadutos e ruas sem espaço amplo. Mesmo a preça Jorge de Lima é isso hoje, não há sentido em haver dois nomes para praticamente o mesmo local (Google Maps, 6/2/2010).

Vista aérea da avenida em 1958. O sentido norte-sul é perpendicular à fotografia. Notar as árvores nas calçadas, a grande quantidade de casas já construídas e o enorme terreno baldio à direita onde nos anos 1970 se instalaria o prédio hoje do Unibanco, o Shopping Center Eldorado e alguns estacionamentos. A ponte tinha pista única e a rua Iguatemi não era ainda a hoje larga Faria Lima. A rua em arco à esquerda é a rua Butantan (Geoportal, 1958).

A avenida tem pouco mais de um quilômetro e cruza o rio Pinheiros pela ponte que leva o seu nome (Ponte Eusébio Matoso), construída aparentemente na segunda metade dos anos 1930.

A avenida existe desde 1936 (1) : "Nos termos do parágrafo único do artigo 790 do Ato 663 de 10/8/1934, aprovado o alinhamento da avenida Rebouças entre a rua Iguatemi e a praça circular formada na intersecção da avenida Vital Brasil e rua do Butantã (nota do autor: essa intersecção é a "praça da Paineira" ou praça Jorge de Lima) Revoga-se em parte o Ato 821 de 13/3/1935" (Ato 1248 de 15/4/1937 - Revista do Arquivo Municipal - no. 34 - Abril 1937). (nota do autor: Notem que ele fala em Avenida Rebouças, mas o trecho que ele descreve é o da atual Eusébio Matoso. Isso significa que era intenção na época nomear a avenida como sendo o prolongamento da própria Rebouças) Antes disso, ali não havia nada, e a avenida somente pôde ser construída após a retificação do rio Pinheiros naquele ponto. Com a sua construção a ponte metálica (construída em 1865) que ligava a rua Butantan à rua Lemos Monteiro foi retirada. Foi então construída uma ponte de concreto, ainda com pista simples, como continuação da Eusébio Matoso. Em 1995, foi aberta outra ponte, mas ligando o final da rua do Butantan com o início da Francisco Morato. Em 2004, foi aberto um túnel (em curva) sob a avenida Brigadeiro Faria Lima, que começa na avenida Rebouças e termina na avenida Eusébio Matoso. Esta é, na verdade, a continuação do fluxo de tráfego da avenida Rebouças - e não a continuação da avenida Rebouças em si, pois esta continua em linha reta em relação ao seu leito em pista simples, terminando na Marginal do rio Pinheiros: é na avenida Rebouças que fica a entrada principal do Shopping Eldorado. Também existe hoje por toda a avenida Eusébio Matoso um corredor de ônibus, implantado em 2004, que se liga com os da Francisco Morato, Rebouças e rua da Consolação. (1) Segundo informação (2009) de Eusébio Matoso, sobrinho-neto do Eusébio Matoso que deu nome à avenida. Este foi o responsável pelas obras desta avenida e das de alargamento e prolongamento das da avenida Rebouças.

"O prédio que aparece na primeira foto à esquerda (abaixo), tirada da praça Jorge de Lima, é um posto de gasolina que ficava na praça Oliveira Penteado, esquina com a Eusébio Matoso. A praça não existe mais, desde a construção da Marginal Pinheiros. O posto de gasolina, que tinha frente para a praça, tinha uma área de estacionamento muito grande. Tinha também muitos dormitórios, que ficavam no andar superior de um prédio comprido cuja lateral aparece na foto. A área de estacionamento ficava repleta de caminhões cujos motoristas descansavam antes de pegar a Rodovia Raposo Tavares ou a BR-2 (como era chamada a Rod.Régis Bittencourt, atual BR 116). Além disso, eu tinha uma tia que morava na av. Eusébio Matoso logo depois da esquina da rua Marte, para quem ia da ponte para a praça Itália, que também não existe mais e era uma grande rotatória na esquina com a rua Iguatemi. Acabou quando o ex-prefeito Faria Lima alargou esta rua que depois foi batizada com seu nome, após sua morte. Depois a casa de minha tia foi comprada e anexada à escola vizinha, chamada Novo Mundo e Colégio Luis de Camões. Às vezes, nas tardes de domingo, pegávamos o trem Mitsubishi numa parada que havia próximo à rua Quintana, no Brooklin Novo, e descíamos na estação Pinheiros-velha. Seguíamos a pé pela Eusébio Matoso até a casa de minha tia. Duas coisas que chamavam minha atenção neste caminho eram os jogos de futebol que havia num campo de várzea que ficava no local onde hoje está o Shopping Eldorado e os ônibus articulados da CMTC conhecidos como papa-filas e que eram pintados de um vermelho-tijolo e creme, cores dos ônibus da CMTC" (Carlos Augusto Leite Pereira, 2/3/2010).


Fotografia tomada da praça Jorge de Lima mostra o final da avenida, sentido ponte sobre o rio Pinheiros e rua Iguatemi em 1962 (Foto Manoel Seabra)


Fotografia tomada da saída da ponte no sentido rua Iguatemi em 1962. Os carros que estão virando à esquerda entram no acesso à rua Butantan, ainda existente hoje (Foto Manoel Seabra)


Aspecto da avenida, tomada do seu início na então rua Iguatemi em foto publicada em 1962 (Foto Aldo Anhezini)


Neste terreno de várzea, visto aqui em 1962, foi construído o Shopping Eldorado em 1980. Até o início desta construção, pouca coisa mudou nesta várzea. Aqui ela é mostrada a partir de uma tomada próxima à avenida Eusébio Matoso, vista contra o rio Pinheiros. As casas ao fundo mostram o Morumbi de então (Foto Aldo Anhezini)


Praça Jorge de Lima em 1972, ainda com a famosa paineira (derrubada em 1974). A foto foi tomada da avenida Francisco Morato; ao fundo, vê-se a avenida Eusébio Matoso seguindo para a ponte; a rua que sai à esquerda sentido rio Pinheiros é a Lemos Monteiro, e ao fundo deste vê-se a torre da igreja do Largo de Pinheiros (O Estado de S. Paulo, foto publicada em 1993)


Lançamento de prédio (efetivamente construído e existente como tal) na esquina da avenida com a avenida Brigadeiro Faria Lima em 1973 (Jornal da Tarde, 9/8/1973)


Fotografia de 1979, tomada do alto do prédio do UNIBANCO, que naquele tempo era da Shell. Mostra a avenida Eusébio Matoso no sentido da Faria Lima. Notar no canto inferior direito o Shopping Eldorado em construção (Foto Ralph M. Giesbrecht)

 

A avenida parece ter sido aberta num loteamento no final dos anos 1930 juntamente com as ruas que lhe cruzam ou nela terminam.

A rua Cardeal Arcoverde, por exemplo, terminava em "nada": foi prolongada até a Eusébio Matoso após a abertura desta. O mesmo ocorreu com a rua Eugenio de Medeiros, bem como foi feito um acesso à rua Butantan logo antes da ponte. O prolongamento da Rebouças também fez parte, ao que tudo indica, desse loteamento. Curiosa é a situação das ruas Jorge Rizzo e do Emissário, uma continuação da outra e uma de cada lado da avenida, que cruzam de forma oblíqua: ali era exatamente o local de um emissário de esgotos que já existia em 1929, de acordo com o mapa da Sara Brasil. Para não mudar o local do emissário, fizeram as ruas sobre ele.

A avenida foi aberta para ser residencial.

No entanto, já nos anos 1970 as casas começaram a ser alugadas ou vendadas para serem escritórios. Hoje não existe NENHUMA casa que tenha uso residencial. Muitas foram demolidas para a construção de estacionamentos ou de postos de gasolina. Prédios - todos de escritórios - mesmo só existem os da esquina da Faria Lima, com endereço desta, um prédio no número 690 e o do Unibanco, no número 891, esquina com o acesso da Marginal Pinheiros. O Shopping Eldorado foi construído entre 1978 e 1980; eu assisti à sua construção de "camarote", pois trabalhava nos escritórios da Shell quando eram nesse prédio do 891 e até fotografei a rua e os arredores, com o shopping em construção (ver fotografia acima, de 1979) Antes da construção, era um enorme terreno baldio onde havia inúmeros campos de futebol de várzea e uma área próxima à atual rua Ofélia de estacionamento de carros, irregular em termos de piso. Era tudo um terrão só. Os jogos comiam soltos pelo dia inteiro, assistidos às vezes por mim da janela do memo prédio...


Fotografia de 1993, tomada mais ou menos do mesmo ponto da foto de 1972. A praça Jorge de Lima, já sem a palmeira, nada tem de praça; o prédio em construção é o que hoje fica na esquina com a avenida Lineu de Paula Machado e as obras da nova ponte que liga a Francisco Morato com a rua Butantan já estão adiantadas (O Estado de S. Paulo)


Ponte da Eusébio Matoso, à esquerda, e a ponte Francisco Morato-Butantan, à direita, em foto publicada em 12/3/1995 (O Globo)


Casas do lado par da avenida, após a saída do túnel sentido ponte. A parte em ponta da fachada da primeira casa pode ser vista na fotografia de 1962 atrás das árvores à direita (Foto Ralph M. Giesbrecht em 29/12/2009)


Muro de casa do lado par da avenida, sentido Rebouças (Foto Ralph M. Giesbrecht em 29/12/2009)


Casa semi-demolida do lado par da avenida, sentido Rebouças: a casa ao lado foi totalmente demolida e hoje ambos os terrenos são um estacionamento, fato muito comum na avenida (Foto Ralph M. Giesbrecht em 29/12/2009)


Casas do lado ímpar da avenida, ao lado da entrada do túnel sentido avenida Rebouças (Foto Ralph M. Giesbrecht em 29/12/2009)


 



Atualização: 29.05.2010