Avenida Eusebio Matoso Bairro de Pinheiros, SP Início: avenida Rebouças e avenida Brigadeiro Faria Lima Final: avenida Vital Brasil e Praça Jorge de Lima |
![]() 2010 - esquina com Av. Brig. Faria Lima |
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A avenida tem pouco mais de um quilômetro
e cruza o rio Pinheiros pela ponte que leva o seu nome (Ponte Eusébio
Matoso), construída aparentemente na segunda metade dos anos 1930.
A avenida
existe desde 1936 (1) : "Nos termos do parágrafo único do artigo 790
do Ato 663 de 10/8/1934, aprovado o alinhamento da avenida Rebouças entre a
rua Iguatemi e a praça circular formada na intersecção da avenida Vital Brasil
e rua do Butantã (nota do autor: essa intersecção é a "praça
da Paineira" ou praça Jorge de Lima) Revoga-se em parte o Ato 821 de 13/3/1935"
(Ato 1248 de 15/4/1937 - Revista do Arquivo Municipal - no. 34 - Abril 1937).
(nota do autor: Notem que ele fala em Avenida Rebouças, mas o trecho
que ele descreve é o da atual Eusébio Matoso. Isso significa que
era intenção na época nomear a avenida como sendo o prolongamento
da própria Rebouças) Antes disso, ali não havia nada, e
a avenida somente pôde ser construída após a retificação
do rio Pinheiros naquele ponto. Com a sua construção a ponte metálica
(construída em 1865) que ligava a rua Butantan à rua Lemos Monteiro
foi retirada. Foi então construída uma ponte de concreto, ainda
com pista simples, como continuação da Eusébio Matoso.
Em 1995, foi aberta outra ponte, mas ligando o final da rua do Butantan com
o início da Francisco Morato. Em 2004, foi aberto um túnel (em
curva) sob a avenida Brigadeiro Faria Lima, que começa na avenida Rebouças
e termina na avenida Eusébio Matoso. Esta é, na verdade, a continuação
do fluxo de tráfego da avenida Rebouças - e não a continuação
da avenida Rebouças em si, pois esta continua em linha reta em relação
ao seu leito em pista simples, terminando na Marginal do rio Pinheiros: é
na avenida Rebouças que fica a entrada principal do Shopping Eldorado.
Também existe hoje por toda a avenida Eusébio Matoso um corredor
de ônibus, implantado em 2004, que se liga com os da Francisco Morato,
Rebouças e rua da Consolação.
(1)
Segundo informação (2009) de Eusébio Matoso, sobrinho-neto
do Eusébio Matoso que deu nome à avenida. Este foi o responsável
pelas obras desta avenida e das de alargamento e prolongamento das da avenida
Rebouças.
"O
prédio que aparece na primeira foto à esquerda (abaixo), tirada da praça Jorge
de Lima, é um posto de gasolina que ficava na praça Oliveira Penteado, esquina
com a Eusébio Matoso. A praça não existe mais, desde a construção da Marginal
Pinheiros. O posto de gasolina, que tinha frente para a praça, tinha uma área
de estacionamento muito grande. Tinha também muitos dormitórios, que ficavam
no andar superior de um prédio comprido cuja lateral aparece na foto. A área
de estacionamento ficava repleta de caminhões cujos motoristas descansavam antes
de pegar a Rodovia Raposo Tavares ou a BR-2 (como era chamada a Rod.Régis Bittencourt,
atual BR 116). Além disso, eu tinha uma tia que morava na av. Eusébio
Matoso logo depois da esquina da rua Marte, para quem ia da ponte para a praça
Itália, que também não existe mais e era uma grande rotatória na esquina com
a rua Iguatemi. Acabou quando o ex-prefeito Faria Lima alargou esta rua que
depois foi batizada com seu nome, após sua morte. Depois a casa de minha tia
foi comprada e anexada à escola vizinha, chamada Novo Mundo e Colégio Luis de
Camões. Às vezes, nas tardes de domingo, pegávamos o trem Mitsubishi numa parada
que havia próximo à rua Quintana, no Brooklin Novo, e descíamos na estação Pinheiros-velha.
Seguíamos a pé pela Eusébio Matoso até a casa de minha tia. Duas coisas que
chamavam minha atenção neste caminho eram os jogos de futebol que havia num
campo de várzea que ficava no local onde hoje está o Shopping Eldorado e os
ônibus articulados da CMTC conhecidos como papa-filas e que eram pintados de
um vermelho-tijolo e creme, cores dos ônibus da CMTC" (Carlos Augusto
Leite Pereira, 2/3/2010).
A avenida parece ter sido aberta num
loteamento no final dos anos 1930 juntamente com as ruas que lhe cruzam ou nela
terminam.
A rua Cardeal
Arcoverde, por exemplo, terminava em "nada": foi prolongada até
a Eusébio Matoso após a abertura desta. O mesmo ocorreu com a
rua Eugenio de Medeiros, bem como foi feito um acesso à rua Butantan
logo antes da ponte. O prolongamento da Rebouças também fez parte,
ao que tudo indica, desse loteamento. Curiosa é a situação
das ruas Jorge Rizzo e do Emissário, uma continuação da
outra e uma de cada lado da avenida, que cruzam de forma oblíqua: ali
era exatamente o local de um emissário de esgotos que já existia
em 1929, de acordo com o mapa da Sara Brasil. Para não mudar o local
do emissário, fizeram as ruas sobre ele.
A avenida foi aberta para ser residencial.
No
entanto, já nos anos 1970 as casas começaram a ser alugadas ou
vendadas para serem escritórios. Hoje não existe NENHUMA casa
que tenha uso residencial. Muitas foram demolidas para a construção
de estacionamentos ou de postos de gasolina. Prédios - todos de escritórios
- mesmo só existem os da esquina da Faria Lima, com endereço desta,
um prédio no número 690 e o do Unibanco, no número 891,
esquina com o acesso da Marginal Pinheiros. O Shopping Eldorado foi construído
entre 1978 e 1980; eu assisti à sua construção de "camarote",
pois trabalhava nos escritórios da Shell quando eram nesse prédio
do 891 e até fotografei a rua e os arredores, com o shopping em construção
(ver fotografia acima, de 1979) Antes da construção, era um enorme
terreno baldio onde havia inúmeros campos de futebol de várzea
e uma área próxima à atual rua Ofélia de estacionamento
de carros, irregular em termos de piso. Era tudo um terrão só.
Os jogos comiam soltos pelo dia inteiro, assistidos às vezes por mim
da janela do memo prédio...
Atualização: 29.05.2010 |