Estrada de Itu
Diversos bairros
Início: av. Vital Brasil
Final: Itu

RETORNAR PARA O ÍNDICE

A Estrada de Itu - no trecho dentro do atual município de São Paulo, também chamada antigamente de estrada de Cotia e estrada de Osasco existe pelo menos desde o século XVII. Seu início devia ser na ponte velha do rio Pinheiros, derrubada no final dos anos 1930 ou início dos 1940, terminando, depois de passar por diversos municípios (entre os mais velhos, Parnaíba e Itu), neste último.

Com o tempo, passou por inúmeras modificações
. Vou tentar resumi-los e ser o menos confuso possível

No século XIX e até por volta de 1922, seu primeiro trecho deve ter sido (ainda sem comprovação) a avenida Vital Brasil de hoje, que foi recuperada quando da instalação do atual Instituto Butantan, no início do século XX. Da sua entrada, desviava para a esquerda, seguindo por ode hoje é a avenida Corifeu de Azevedo Marques, até a divisa atual do município de Osasco, no Parque Continental. Em 1922, quando da abertura da chamada Estrada Nova de Itu e logo depois Estrada de Rodagem Marechal Rondon pelo Presidente do Estado Washington Luiz, sofreu diversas retificações e modernizações: um deles foi o abandono de um trecho junto ao Butantan, com o nome hoje nos mapas de "avenida Osasco", rua de terra abandonada que pode ser vista nos guias de ruas atuais. Outros trechos que deixaram de ser utilizados pela velha estrada quando de sua transformação em 1922 estava já em Osasco e depois, mais para a frente, em território hoje ocupado por municípios como Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Araçariguama, São Roque e finalmente Itu.


Desta estrada saía, para a esquerda, a Estrada Velha de Cotia, hoje a avenida Heitor Antonio Eiras Garcia, que segue até a rodovia Raposo Tavares e depois para a frente é provavelmente o leito desta mesma estrada.


Córregos
que atravessava: o Sapateiro, hoje sob o cruzamento com a avenida Juscelino Kubitscheck; o Uberaba, hoje sob o cruzamento com a avenida Helio Pellegrino; o da Traição, hoje sob a avenida dos Bandeirantes; o das Águas Espraiadas (hoje sob a avenida Roberto Marinho) e o do Cordeiro, hoje sob a avenida Vicente Rao).

(1)








 

 


Su

Veja também:
Avenida Corifeu de Azevedo Marques; Avenida Vital Brasil

Atualização: 26.09.2010