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Conceição
Bauru-Sorocabana
Bauru (tronco Noroeste)
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ramal de Bauru-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1905-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BAURU-EFS
Município de Bauru, SP |
Ramal de Bauru - km 424,530 (1934) |
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SP-0984 |
Altitude: 499 m |
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Inauguração: 22.04.1905 |
Uso atual: fechada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1905 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888.
Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta
alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para
fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião
Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas
da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976,
o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga
mantém-na ativa até hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados (de
1942 a 1951, na estação da Noroeste) |
1906 |
10.877 |
1917 |
17.547 |
1918 |
16.494 |
1922 |
24.877 |
1934 |
63.879 |
1942 |
48.734 |
1943 |
54.006 |
1944 |
41.197 |
1945 |
41.806 |
1951 |
38.122 |
A ESTAÇÃO: A Sorocabana
foi a primeira das três ferrovias a atingir Bauru, em 1905,
com muita festa. No relatório da Sorocabana de 1905, em sua página
10, está escrito: "Durante o ano de 1905 foi augmentada a extensão
da linha em trafego de Kilometros 11,087, extensão do trecho comprehendido
entre a estação de Conceição e a de Baurú na linha Tronco, entregue
ao trafego provisorio em 22 de Abril, e ao definitivo em 1o. de Julho
de 1905. Neste ponto teve inicio a E. F. Noroeste do Brasil, de concessão
Federal, a qual tem por directriz o Tieté, enquanto em territorio
de São Paulo, e por objectivo final Cuyabá, capital do Estado de Matto-Grosso".
Como curiosidade, o movimento da estação nesse primeiro ano de atividade
foi de 71.727$210, seis vezes menos que a estação de Igualdade,
nessa época a de maior movimentação no ramal, mas a de Bauru
funcionou pouco mais de meio ano.
No primeiro dístico da estação lia-se Bauru, mas mais tarde
mudou-se a grafia para Bahuru, por algum tempo.
Foi desta estação que saiu o primeiro trem da Noroeste
no sentido do interior, na inauguração dessa ferrovia
em 1906. Somente mais tarde a Noroeste construiu sua estação.
Em 1939, com a construção da estação da Noroeste, os embarques da
Sorocabana e da Paulista passaram a ser feitos nessa grande estação,
e a velha estaçãozinha foi desativada.
Em 2016, a velha estaçãozinha estava localizada dentro do pátio da
ex-Noroeste, a cerca de cem metros à frente da plataforma de embarque,
e era "bem Sorocabana". Servia de armazém para uma empresa que fica
ao lado, e cujo prédio, novo, encostava na estaçãozinha. Estava tombada
pelo patrimônio municipal e perdeu o armazém que existia
a seu lado e os trilhos também.
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1900
AO LADO: Bauru antes da ferrovi em 1900 - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 07/03/1900). |
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1904
AO LADO: A linha da Sorocabana ainda não havia chegado a Bauru no final de 1904, mas já se anunciava o início das obas da Noroeste, que partiria inicialmente da estação da EFS (O Estado de S. Paulo, 18/12/1904). |
ACIMA: Estação da Sorocabana em
Bauru em 1906. Notar que é o mesmo prédio de
hoje, e que o dístico ainda tinha o nome Bauru e não
Bahuru, como teve mais tarde. Ao fundo, um aramzem da Sorocabana que
não existe mais hoje. Esta fotos foi tomada logo depois que
a Noroesta passou a usá-la como estação provisória
dessa ferrovia (Autor desconhecido).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Remodelação e extensão dos
desvios para 300 m; 1934 - Construção de fossa
séptica para depósito; de casa de madeira para
a turma
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1931
AO LADO: Cargas manipuladas com problemas na estação
da Sorocabana (O Estado de S. Paulo, 3/2/1931).
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1939
AO LADO: Chegada do trem Ouro Branco em 9 de abril de
1939 (O Estado de S. Paulo, 13/4/1939).
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1942
AO LADO: Novos horarios para os trens da EFS em Bauru (O Estado de S. Paulo, 28/6/1942). |
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ACIMA: Casas ferroviárias em Bauru,
junto à rua, mas bem próximas às estação.
Apesar de terem o mesmo estilo da estação, foram construídas
apenas em 1933, como mostra o dístico de uma delas. Abaixo
do dístico da EFS, está escrito "Turma-BU"
(Fotos Ralph M. Giesbrecht, 30/10/2008).
ACIMA: O entroncamento das três ferrovias em Bauru.
Ainda existe, mas a fotografia não tem data. Os trilhos que
cruzam e saem para a esquerda correspondem aos da Sorocabana, sentido
Agudos. Os que seguem em frente numa reta, bitola larga, são
os da Companhia Paulista, sentido Garça. Os que seguem em bitola
métrica para a direita são os da Noroeste, sentido Araçatuba
(Foto Nilton Gallo, sem data).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Nilton Gallo; José Henrique Bellorio; Ricardo Frontera;
Mario Favaretto; Instituto Histórico A. E. Toledo, Bauru; E.
F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69) |
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A estação de Bauru, sem data. Foto cedida pelo
Instituto Histórico A. E. Toledo, de Bauru |
A estação, sem data. |
A estação em 1968. Foto José Henrique Bellorio |
A estação, em 27/07/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 27/07/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em novembro de 2000. Foto Ricardo Frontera |
A estação em 30/10/2008. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 15/3/2014. Foto Mario Favaretto |
A estação em 9/6/2017. Foto Marcelo Reis |
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Atualização:
04.11.2021
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