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Santa Irene
Bebedouro
Mandembo
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Saída para o ramal de Nova Granada
(1911-1969):
Miragem
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Saída para o ramal de Jaboticabal (1930-1966):
Andes
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1902-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BEBEDOURO
Município de Bebedouro, SP |
Linha-tronco - km 397,983 (1958) |
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SP-0784 |
Altitude: 529,367 m |
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Inauguração: 29.12.1902 |
Uso atual: Museu Ferroviário Municipal (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: Bebedouro
foi inaugurada em 1902, como ponta da então linha-tronco da Paulista,
em bitola métrica, construída em grande parte pela Rio-clarense. Somente
em 1909 é que foi inaugurado o trecho até Barretos.
Em 1912, a E. F. São Paulo-Goiaz abriu uma linha entre a estação
de Bebedouro e a cidade de Olímpia; como essa ferrovia
tinha outra linha, de Passagem a Viradouro, em 1916
ela uniu as duas linhas, exatamente por Bebedouro, fazendo
a partir daí que ela tivesse a sua linha-tronco unindo Passagem
e Olímpia.
Em 1927, o trecho entre Passagem e Bebedouro da SPG
foi adquirido pela Paulista, que, quase imediatamente, retificou-o,
alargou sua bitola e transferiu a sua linha-tronco para esse trecho,
fazendo o percurso Rincão- Passagem-Bebedouro-Barretos,
com sua parte entre Guatapará e Passagem correndo pela
margem direita do rio Mogi-Guaçu, passando a cruzá-lo em dois pontos,
mas com um relevo melhor. O trecho de bitola métrica entre Rincão
e Bebedouro, passando por Jaboticabal e todo ele na
margem esquerda do rio Mogi, tornou-se então o ramal de Jaboticabal.
Por outro lado, Bebedouro passava a ser também o ponto de partida
da SPG. Em 1966, o ramal de Jaboticabal foi extinto no seu
trecho entre essa cidade e Bebedouro. Em janeiro de 1969, o
ramal de Nova Granada (com esse nome desde a compra do trecho
restante da SPG pela Paulista, em 1950), também foi suprimido.
A estação tem gare dupla, visto que era um entroncamento de três linhas.
No final dos anos 1990 foi fechada e abandonada. Em 1/10/2004, foi
reinaugurada pela Prefeitura como "Memorial dos Ferroviários",
depois de uma reforma e pintura geral. "Existem aproximadamente
200 vagões abandonados ao tempo apodrecendo; os trilhos ainda existentes
estão em precária situação, com apenas uma linha sendo utilizada até
Santos" (Henrique Pedro, 01/2007).
Na estação existia em 2008 um museu e um carro pullman
reformado pela Associacão Bebedourense de Ferreomodelismo (Henrique
Aparecido, 2007). Em 2018, a estação e o museu estavam fechados e abandonados pela Prefeitura local; os carros existentes haviam sido retirados. Em 2022, tudo havia sido recuperado e o abandono não existia mais.
1898
AO LADO: Acidente s em Bebedouro (O Estado de S. Paulo,
30/5/1898). |
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1900
AO LADO: A Câmara da cidade está eufórica pelo fato de Bebedouro ter sido aprovada para receber a linha da Paulista a partir de Jaboticabal (O Estado de S. Paulo,
07/07/1900). |
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1902
AO LADO: O trem inaugural, de São Paulo a Bebedouro: uma viagem cansativa e cheia de festasl - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO EM TAMANHO INTEGRAL (O Estado de S. Paulo,
29/12/1902). |
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ACIMA: A estação original de
Bebedouro, em 1904, dois anos depois de sua inauguração
(Autor desconhecido).
1905
AO LADO: Trens mistos em Bebedouro (O Estado de S. Paulo,
2/1/1905).
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1908
AO LADO: Bebedouro e o alto frete
do café para Santos em 1908 (O Estado de S. Paulo,
21/9/1908).
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ACIMA: O primeiro
trem na bitola larga faz festa na sua chegada a Bebedouro em 1929 - CLIQUE PARA VER TODA A REPORTAGEM (Diario Nacional, 13/7/1929).
1940
AO LADO: Novos hoirarios da Paulista para Bebedouro (O Estado de S. Paulo,
11/7/1940).
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1949
AO LADO: A plataforma da estação era já pequena. Terá sido realmente aumentada depois? (O Estado de S. Paulo,
26/1/1949).
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1960
AO LADO: Greve na estação de Bebedouro e em outros pontos da Paulista (O Estado de S. Paulo,
13/031960).
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ACIMA: Vista aérea da estação
de Bebedouro (Acervo A. C. Belviso, sem data).

ACIMA: Casas da vila ferroviária
próxima à estação em Bebedouro (Foto
Silvio Rizzo em 5/5/2017).

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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1903 a 1998.
No trecho Rincão-Barretos, a via era servida somente
a diesel ou vapor. Havia troca de locomotivas em Rincão.
Ao lado, o trem na estação de Pitangueiras, possivelmente
anos 1950. Veja aqui horários
em maio de 1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Silvio Rizzo; Ademir Souza; Roberto Garcia; A. C. Belviso;
Nilson Rodrigues; Filemon Peres; Christian Steagal-Condé; João
Alberto A. de Toledo Jr; Henrique Pedro; Henrique Aparecido; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; O Estado
de S. Paulo, 1908; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1890-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht |
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Estação original de Bebedouro, c. 1912, com uma
locomotiva da São Paulo-Goiaz. Foto cedida por A. C.
Belviso |

Em 1916, a estação atual, recém-construída.
Foto Filemon Peres |

Pátio da estação de Bebedouro, em 1935.
Acervo Nilson Rodrigues |

Em 1986, a estação recém restaurada pela
Fepasa. Relatório Fepasa, 1986 |

Plataforma da estação, anos 1990. Foto A. C. Belviso |

Porta principal, em 29/12/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |

Em 29/12/1999, a estação, já fechada. Foto
Ralph M. Giesbrecht |

Plataforma da estação em 05/2004. Foto Christian
Steagal-Condé |

A fachada reformada, em 12/2004. Foto João Alberto A.
de Toledo Jr |

A gare reformada, em 12/2004. Foto João Alberto A. de
Toledo Jr
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A plataforma da estação, em 2007, só serve
mesmo para eventos... Foto Henrique Aparecido |

Estação de Bebedouro em 9/2011. Foto Roberto Garcia |
A estação em abril de 2014. Foto Ademir Souza
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A estação de Bebedouro em 5/5/2017.
Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
30.08.2022
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