Bauru Paulista, Município de Bauru - troca de tração, SP

Tais fotos, de autoria de João Antônio Donda, de Bauru/SP, mostram a troca de tração em Bauru/SP, entre 1997 e 1998, na esplanada de Bauru Pta(CP). O texto abaixo foi escrito por Ricardo Frontera.

Na 1ª foto (acima) está a EMD GP18 #7009, bem no início da linha nova Bauru-Garça, que puxa a composição até a esplanada de Bauru Pta(sentido esquerdo), e a EMD G12 #7058, que trouxe a composição procedente de Panorama/SP, avança para puxar a composição até a plataforma 1 ou 3 da Estação Central EFS-NOB-CP (no sentido direito). A curiosidade desta foto é que, na gestão de Pavan, as locomotivas elétricas foram desativadas, daí a utilização das locomotivas diesel-elétricas até São Paulo/SP, e posteriormente as elétricas voltaram a ser utilizadas até o seu fim melancólico, em 1998 e início de 1999.


As 2ª e 3ª fotos mostram a esplanada de Bauru Pta, com a EMD G12 cinza esperando chegar a composição procedente de São Paulo/SP; na 3ª foto, a GE V8, após deixar a composição, entra na linha paralela, e a G12 engata e puxa a composição até a Estação Central.

A 4ª foto mostra, em outro dia próximo ao da 3ª foto, a GE V8, procedente de São Paulo/SP, puxando a composição(com a EMD G12 vermelha na outra ponta), de Estação Central até a Bauru Pta, após isso, a composição segue para Panorama/SP ao entrar na linha nova Bauru-Garça, e a V8 volta para Triagem Pta (CP). Como complemento, de acordo com Valério Marques, de Bauru/SP, quando ainda havia 3º trilho na linha da NOB para bitola larga da Fepasa (entre 1976 e 1994), que ligava Estação Central EFS-NOB-CP até a proximidade de Curuçá, na conexão com a linha nova Bauru-Garça, no sentido para Panorama/SP, a troca de locomotivas era feita na Bauru Pta, sendo que, dos trens procedentes de Panorama/SP, a composição ficava na Estação Central, a EMD G12 desengatava e após isso, a GE V8, que estava esperando na Bauru Pta, ia até a Estação Central; dos trens procedentes de São Paulo, a troca era feita na Bauru Pta, saindo a GE V8, e entrando a EMD G12, que ia diretamente para Panorama/SP após deixar a Estação Central. Segundo o mesmo, em 1985, a troca de locomotivas era feita em Triagem Pta.