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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Amanaju
Senador Pompeu
Eng. José Lopes
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Linha-tronco - 1950
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Ramal de Patu, 1924
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. de Baturité (1900-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997)
SENADOR POMPEU
(antiga HUMAITÁ)
Município de Senador Pompeu, CE
Linha-tronco - km 289,972 (1960)   CE-3471
Altitude: 173 m   Inauguração: 02.07.1900
Uso atual: uso desconhecido (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: Nas margens do rio Codiá, em terras de Thomé Callado Galvão, no século XVIII, surgiram as primeiras casas do povoado de Humaitá.

Em 1900, a estação ferroviária foi aberta com esse nome numa cidade que já era município desde 1896.

Em 1932, a cidade e a estação já se chamavam Senador Pompeu, homenagem ao Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil, um dos idealizadores da E. F. Baturité em 1870.

Da estação estava previsto havia algum tempo já a construção de uma ligação entre as antigas E. F. Baturité e a E. F. de Sobral, que cortaria caminho pelo sertão sem que os trens precisassem subir até Fortaleza e depois voltar para o sul. Este trecho - ou parte dele - chegou a ser construído com estações e tudo, nos anos 1960 e 1970, mas jamais teve trens regulares, tendo durado pouquíssimos anos e fechando logo, com os trilhos sendo arrancados. Coisas do Brasil.

Também existiu por algum tempo (pelo menos de 1921 a 1924, quando foi reportado) um ramal ferroviário que levava material de construção e que saía daa estação de Senador Pompeu até o açude de Patu, com 4.328 metros, aberto em 5/11/1921. A estação terminal deste ramal estava em ruínas em 2010 (foto acima) e ficava às margens da rodovia CE-040.

Quanto à estação de Senador Pompeu, estava, em 2022, muito bem conservada, pelo menos exteriormente.


ACIMA: Caixa d'água do pátio da estação, e flagrante da ferrovia passando pela cidade (Fotos Reinaldo Holanda, 25/4/2009).
ACIMA: Estação terminal do ramal de Patu, em ruínas em 2010 (Foto Pe. João Paulo e Mara Paula, de http://valdecyalves.blogspot.com, em 26/12/2010).

ACIMA: Bela ponte ferroviária (construída em 1906) em Senador Pompeu (Foto Reinaldo Holanda/Panoramio - sem data).

ACIMA: Boa parte do que um dia foi o pátio ferroviário com a estação e armazém em 2022 (Google Maps).

(Fontes: Reinaldo Holanda; Geraldo Langovski, 2021; Roosevelt Reis; Coaraci Camargo; Pe. Joćo Paulo; Mara Paula; Ricardo Lane; http://valdecyalves.blogspot.com; Rede de Viação Cearense: Mapa Indicativo das Linhas, 1924; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em foto sem data e com autor desconhecido

Estação de Senador Pompeu, c.1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959

A estação em 22/3/2006. Foto Ricardo Lane

A estação em 25/4/2009. Foto Reinaldo Holanda

A estação em 2021. Foto Geraldo Langovski
 
     
Atualização: 13.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.