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VXY Mogiana em MG
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Crateús
Adão
Independência
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Ramal de Independência - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Cearense (1961)
ADÃO
Município de
Ramal de Independência - km 23   CE-4402
    Inauguração: 1961
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A implantação e construção do trecho ferroviário Crateús a Piquet Carneiro remonta aos anos de 1951/1952. A portaria 336 de 28/5/1952 aprovou o projeto para os 48 km de Crateús a Independência. Os estudos desse trecho foram feitos pelo Dr. Francisco Aires Coelho Cintra, entre outubro e novembro de 1951 e locado por Durval Borges. A execução dos serviços foi feita pelas construtoras Castro & Ferreira e Langer. O trecho total teria 181 km e o trecho até Independência foi concluído em 1964 (abaixo consta 1960). Em 1960, a estrada de ferro foi concluída

ACIMA: Mapa de 1924, que já mostra o projeto do ramal Crateus-Girau, mas chegando não a esta última, mas a Girau - hoje Piquet Carneiro. Notar que não havia menção a uma estação entre Crateus e Independência (Adão, no caso), mas existiria uma em Benjamin Constant, próxima a Girau (Cessão Daniel Gentili).
até Independência. Deu-se a inauguração em 1961, com a vinda de um trem lotado de Crateús. Na época, teria sido Jânio Quadros como presidente da República que botou abaixo o plano de expansão da ferrovia. O ramal em bem menos tempo perdeu todos os trilhos e dormentes. Os prédios do Adão foram destruídos. A quilometragem escrita acima (km 23) para a estação foi baseada na existência de uma ponte na linha, com o nome de Ponte do Adão, no km 23.
(Fontes: Vangleso Pedrosa; Padre Machado; Coaraci Camargo; /www.independenciano.com.br; http://onghistoriaviva.blogspot.com; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 23.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.