1911-1920
       
1911
(mar) A C.E.F. São Paulo-Goiaz inaugura o trecho de sua linha, partindo da estação de Bebedouro, na secção Rio Claro da Cia. Paulista, até a estação de Monte Verde  
(13/06) A Mogiana estende o ramal de Jataí até Capão da Cruz  
(12/08) O ramal de Tabatinga, da E. F. Araraquara, tem o seu primeiro trecho inaugurado, saindo da estação de Silvânia, na linha-tronco, e chegando até a estação de Cambuí  
A Paulista e a Mogiana põem fim a uma disputa de trinta anos e assinam um acordo para união de suas linhas em três pontos: Guatapará, Pontal e Baldeação  
       
1912
(01/06) A Mogiana prolonga o ramal de Jataí até a estação de Monteiros, ponto do qual deverá sair o ramal de Monteiros, em 1914  
(06/06) A E. F. Dourado abre o primeiro trecho do ramal de Jaudourado, que partia da estação de Posto Rangel, no ramal de Bariri, e chegava até Bica de Pedra (Itapuí), já em bitola métrica  
(09/06) A E.F. Araraquara chega com sua linha a São José do Rio Preto, onde ficaria até 1933  
(01/10) A Mogiana prolonga o ramal de Jataí até a estação de Mendonças, na fazenda Piraju  
(08/12) A Mogiana prolonga o ramal de Santos Dumont até Cajuru, estação terminal. O ramal passa a se chamar ramal de Cajuru
A C.E.F.São Paulo-Goiaz constrói o trecho entre a estação de Passagem, no ramal de Mogi-Guaçu da Cia. Paulista, e a estação de Ibitiúva  
       
1913
(01/01) A E.F. Bragantina prolonga a linha principal até Bandeirantes (Vargem), na divisa com Minas Gerais  
(30/03) O ramal de Jataí, da Mogiana, chega até a estação de Ribeirão Preto, na sua linha-tronco  
(01/06) A Paulista liga a estação de Santa Veridiana, no ramal de mesmo nome, até a estação de Baldeação, no tronco da Mogiana. Como a linha era independente (o trem avançava até a plataforma de Santa Veridiana e aí recuava até o girador para pegar a linha nova, o trecho ficou conhecido como ramal de Baldeação, com pouco mais de um quilômetro apenas. Essa ligação foi a primeira das três contratadas entre as duas companhias para selar a disputa de trinta anos na região, causadas por invasões mútuas de zonas privilegiadas
(03/07) A E. F. Dourado prolonga o ramal de Jaudourado até Jaú, onde constrói uma estação separada da da Paulista e a chama de Jaúdourado. O ramal deveria prosseguir até a estação de Ayrosa Galvão, no ramal de Agudos da Cia. Paulista, mas esta impediu a sua construção alegando que teria sérios prejuízos  
(01/08) A Paulista estende o ramal de Santa Rita até Moema (Bento Carvalho)
(20/11) A E. F. Funilense é prolongada até a estação de Pádua Salles, logo após a estação de Conchal e às margens do rio Mogi-Guaçu. Esta seria sua estação terminal  
(21/12) A Southern São Paulo Railway (SSR) abre a linha, do porto de Santos até Itanhaém  
A C.E.F. São Paulo-Goiaz prolonga o trecho Passagem-Ibitiúva, chegando até Viradouro  
       
1914
(01/01) O ramal de Tabatinga, da E. F. Araraquara, é prolongado até a estação de Upareba  
(01/02) A E.F. Bragantina inaugura o ramal de Piracaia, de Caetetuba, no tronco, até Piracaia  
(fev) Apesar da ameaça de falência da C. E. F. São Paulo-Goiaz, a linha é estendida até Villa Olímpia (Olímpia)  
(12/02) A Sorocabana prolonga a sua linha-tronco, de Salto Grande até a estação de Sussuí, logo após Palmital. A partir daí, tudo que a Sorocabana encontra à sua frente até chegar em 1922 ao rio Paraná é terra virgem a ser desbravada. Estações no meio do mato darão lugar em sua maioria a novas e florescentes cidades  
(mar) A C.E.F.São Paulo-Goiaz vai à falência mas as operações não cessam em suas linhas  
(03/05) A Mogiana inaugura o ramal de Monteiros, de Monteiros, no ramal de Jataí, a Guatapará, encontrando o ramal de Pontal, ex-ramal de Mogi-Guaçu, da Paulista. Essa ligação também ocorreu por causa do acordo entre as duas ferrovias. Para construir o ramal, a Mogiana comprou e utilizou parte da ferrovia particular da Fazenda Guatapará, que tinha um trecho que passava pelo que seria o leito de parte do futuro ramal  
(07/06) A Mogiana termina o ramal de Cravinhos, ligando a estação de Alvarenga a Serrana, estação terminal  
(01/08) A Sorocabana abre o trecho que liga Itaici, na antiga Ituana, a Campinas, abrindo as estações de Helvetia, Descampado e Sete Quedas e chegando à estação de Guanabara, da linha-tronco da Mogiana  
(07/09) A Mogiana prolonga o ramal de Igarapava, antigo ramal de Santa Rita do Paraíso, de Igarapava até Rodolfo Paixão, já em Minas Gerais, encontrando-se aí com a linha do Catalão. Um ano depois, a velha estação de Santa Rita do Paraíso muda de nome para Igati e uma nova estação para a agora cidade de Igarapava é construída no ramal, à frente da de Igati  
(08/11) A Southern São Paulo Railway prolonga a sua linha até Prainha (Miracatu)  
Como a terceira parte do acordo entre a Mogiana e a Paulista, o ramal de Sertãozinho foi prolongado até Pontal, estação terminal do ramal do mesmo nome, da Cia. Paulista  
A E. F. Araraquara vai à falência mas não deixa de operar  
A E.F. Perus-Pirapora inicia as atividades, com uma linha entre a estação de Perus, na SPR, e a estação de Gato Preto (hoje, no km 36 da via Anhangüera) com a finalidade de transportar cal ali produzido. A ferrovia tinha uma concessão de 1910, para chegar à vila de Pirapora do Bom Jesus. Na época, todo o trajeto da ferrovia, inclusive o não construído (até Pirapora) passava dentro do município de Parnahyba (Santana de Parnaíba). A ferrovia nunca chegou nem próxima a Pirapora.  
       
1915
(01/02) O ramal de Tabatinga, da E. F. Araraquara, é prolongado até a estação de Curupá  
(16/05) A Southern São Paulo Railway chega até Juquiá, estação terminal da linha  
(03/09) O tronco da Sorocabana chega a Caramuru (Cardoso de Almeida), pouco após Assis  
(14/10) A E.F. Dourado abre o ramal de Itápolis  
       
1916
(15/03) É inaugurada a E.F. Jaboticabal, com início na estação de Jaboticabal, na linha-tronco métrica da Paulista, e chega à estação de Luzitânia  
(23/03) O tronco da Sorocabana atinge a estação de Sapezal  
(30/03) A C.F.São Paulo-Goiaz compra a massa falida da C.E.F.São Paulo-Goiaz  
(01/06) A Paulista inaugura a nova linha de bitola larga entre Rio Claro e São Carlos, criando cinco novas estações. O tronco de bitola larga da Paulista passa a ser Jundiaí-São Carlos. O trecho do tronco da Paulista entre Cordeiro e Descalvado passa a ser o ramal de Descalvado. O trecho da antiga Rio Clarense entre Rio Claro e Barretos, passando por São Carlos, de bitola métrica, passa a ser o tronco da Paulista de bitola métrica. As linhas de bitola larga e métrica passam a correr paralelas, de Bifurcação (Visconde de Rio Claro-nova) a São Carlos. O ramal de Jaú, da Paulista, passa a ter início na estação de Itirapina-nova, e não mais em Visconde de Rio Claro-velha
(05/06) O tronco da Sorocabana atinge a estação de João Ramalho  
(01/08) A E.F. Araraquara, já como São Paulo Northern Railway Co., chega com o ramal de Tabatinga, de Curupá até a estação de Tabatinga, na E. F. Dourado, onde ele termina: uma linha de bitola métrica encontrando-se com uma linha ainda de 60 cm de bitola, da Dourado  
(10/09) O tronco da Sorocabana atinge a estação de Bartira  
A C. F. São Paulo-Goiaz abre o trecho Bebedouro-Ibitiúva. Agora, com as duas secções ligadas entre si, a linha-tronco passa a ser o trecho Passagem-Olímpia e o trecho Ibitiúva-Viradouro torna-se um ramal, o ramal de Jaborandy, pois a intenção era chegar até essa vila  
A massa falida da E. F. Araraquara é comprada pela empresa americana São Paulo Northern Railway Co., comandada por um tal Paul Deleuze, que, para pagar o imposto de transmissão, "limpa" os caixas de todas as estações da linha  
       
1917
(01/06) O tronco da Sorocabana chega à estação de Laranja Doce  
(14/07) A Paulista inaugura o primeiro trecho do ramal de Piracicaba, saindo da estação de Recanto, no tronco, e chegando até a estação de Santa Bárbara (do Oeste) (não confundir com a antiga estação de Santa Bárbara, que depois teve o nome alterado para Villa Americana, sendo o embrião da cidade de Americana) Na mesma época, foi aberto o Tramway da Fazenda Santa Bárbara, que partia dessa estação e, particular, tinha cerca de 50 km de linhas, sendo utilizado para o trensporte de cargas e funcionários da fazenda  
(05/08) O tronco da Sorocabana chega à estação de Indiana  
Saindo de Virgílio Rocha, no ramal de Bauru, a Sorocabana abre o ramal de Borebi e chega à estação de Borebi  
       
1918
A C.F.São Paulo-Goiaz prolonga o ramal de Jaborandy até Terra Roxa, que seria a sua estação terminal.  
       
1919
(ago) A Sorocabana é comprada pelo Governo do Estado ao consórcio de Percival Farquar e volta a se chamar E. F. Sorocabana  
(31/10) Depois de uma gestão desastrosa de três anos, a São Paulo Northern Railway Co. é comprada pelo Governo do Estado e volta a se chamar E. F. Araraquara  
(01/11) A Sorocabana Railway prolonga o tronco até Guarucaia (Presidente Bernardes)  
       
1920
(25/07) O tronco da Sorocabana chega a Santo Anastácio  
(01/08) A Sorocabana abre o ramal de Porto Feliz, saindo da estação de Boituva para Porto Feliz, estação terminal  
       
Fatos da década
Em 1916, os Presidentes dos Estados de São Paulo, Altino Arantes, e do Paraná, Affonso Camargo, se reúnem em Sa;to Grande para inaugurar uma ponte rodoviária para unir os dois Estados sobre o rio Paranapanema. Mas vão para lá de trem, e posam montados no nariz da locomotiva da Sorocabana