1971-1980
       
1971
(25/2) A Mogiana inaugura a variante Tambaú-Bento Quirino, no antigo tronco da Mogiana; e em consequência, o trecho antigo é desativado  
(nov) É criada a Fepasa, fundindo a Paulista, Mogiana, Sorocabana, São Paulo-Minas e Araraquarense  
A Sorocabana desativa parte da linha original da antiga Ituana, para passageiros, no trecho entre Jundiaí e Francisco Quirino  
Por causa da construção de um viaduto, a Sorocabana desativa a estação de Campinas-Bonfim  
       
1972
A Fepasa abre o ramal de Paulínia, que sai de Boa Vista, no tronco da ex-Paulista  
A E. F. Perus-Pirapora deixa de transportar passageiros  
A Fepasa fecha o trecho da linha do Rio Grande entre Franca e Pedregulho. A linha passa a se chamar ramal de Franca  
       
1973
(28/11) A Fepasa inaugura oficialmente o trecho Paulínia-Guedes, completando a variante Boa Vista-Guedes, mas somente a põe em operação em 1974  
       
1974
(mar) A variante Boa Vista-Guedes começa a operar, mas somente para trens de carga  
(mai) A Fepasa abre o ramal de Apiaí, entre Itapeva e Apiaí  
       
1976
(30/4) A Fepasa abre a variante Bauru-Garça, no tronco oeste da ex-Paulista. Em conseqüência, desativa todas as dez antigas estações de Piratininga até Garça-velha, suprimindo o trecho do tronco oeste da ex-Paulista que passava pelo sul da serra das Esmeraldas  
(31/7) O ramal de Descalvado (ex-Paulista) é desativado para trens de passageiros, entre Pirassununga e Descalvado
(31/7) O ramal de Palmeiras (ex-Paulista) é desativado  
A Fepasa abre o ramal de Pinhalzinho, entre Entroncamento e Pinhalzinho  
A Fepasa suprime o tráfego de passageiros no ramal de Campinas, ex-Sorocabana (Mairinque-Campinas)  
A Fepasa abre a variante Santa Gertrudes-Itirapina, somente para trens de carga, no tronco da ex-Paulista; os trens de passageiros continuam a circular pela linha velha  
Os trilhos da linha antiga da CP entre Piratininga e Garça-velha são retirados  
O ramal de Guatapará, ex-Mogiana, é desativado. Os trilhos são retirados dentro da zona urbana de Ribeirão Preto  
O ramal de Caldas, ex-Mogiana, deixa de transportar passageiros  
Os trens de passageiros deixam de circular no ramal de Itapira, ex-Mogiana  
Os trens de passageiros deixam de circular no ramal de Sertãozinho, ex-Mogiana, e no trecho Pontal-
Passagem, ex-Paulista
 
       
1977
(17/02) O ramal de Descalvado (ex-Paulista) é desativado para trens de passageiros, no trecho restante entre Cordeirópolis e Pirassununga  
(17/02) Os trens de passageiros deixam de circular no ramal de Franca, ex-Mogiana  
(17/02) A Fepasa suprime o tráfego de passageiros no ramal de Piracicaba (ex-Sorocabana)  
(17/02) A Fepasa extingue o tráfego de passageiros no ramal de Piracicaba (ex-Paulista), entre Recanto e Piracicaba  
(jul) A variante Boa Vista-Guedes passa a operar para trens de passageiros também. Em conseqüência, o trecho Campinas-Guedes do tronco da ex-Mogiana é desativado pela Fepasa  
Os trens de passageiros deixam de circular no ramal de Guaxupé, ex-Mogiana  
A Fepasa arranca os trilhos do trecho Campinas-Anhumas do tronco da Mogiana e arrenda o trecho dali até Jaguariúna para a ABPF  
       
1978
(outubro) O ramal de Dourados, ex-Sorocabana, é desativado tanto para passageiros como para cargas  
É fundada pela ABPF a V. F. Campinas-Jaguariúna, para operar o antigo trecho da Mogiana entre Anhumas e Jaguariúna  
Os trens de passageiros da ex-Paulista são suprimidos no trecho final, entre Barretos e Colômbia  
O ramal de Itararé, ex-Sorocabana, é fechado para o tráfego de trens de passageiros  
       
1979
(06/02) A variante Entroncamento-Amoroso Costa é inaugurada pela Fepasa, substituindo o velho ramal de Igarapava (ex-Mogiana), que é desativado somente em 09/05  
(06/02) A Fepasa abre a variante Guedes-Mato Seco e fecha o trecho original equivalente da ex-Mogiana, mas apenas em 09/05  
       
1980
Os trens de passageiros do tronco da ex-Paulista passam a circular pela variante Santa Gertrudes-Itirapina  
O trecho antigo do tronco da ex-Paulista que passava por Batovi, Camaquã, Itapé, Graúna e Ubá é desativado pela Fepasa  
O último trem de carga chega de Batatais a Ribeirão Preto, fechando definitivamente o tráfego na antiga linha do Rio Grande  
A Fepasa reativa o ramal de Dourados somente para cargas  
O último trem de carga chega de Euclides da Cunha; o trecho final do ramal de Dourados, de Teodoro Sampaio até essa estação, é desativado  
       
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Um acidente em Botucatu nos anos 1970...