1981-1990
       
1981
(22/02) A V. F. Campinas-Jaguariúna reativa o trecho Anhumas-Jaguariúna da ex-Mogiana com fins turísticos. FOTO: Primeira viagem em 22/02/1981
       
1983
(jan) A E. F. Perus-Pirapora é desativada definitivamente  
       
1984
O trecho entre o rio Jaguari e a estação de Jaguariúna é fechado pela Prefeitura de Jaguariúna e a linha da V. F. C. J. passa a correr somente até sobre o rio Jaguari, voltando dali  
       
1986
Parte do antigo ramal de Guaxupé, da Mogiana, é reativado para passageiros entre Casa Branca-nova e S.J.do Rio Pardo. Ao contrário do previsto, é feita apenas a viagem inaugural e a linha volta ao abandono  
O ramal de Dourados, ex-Sorocabana, está operando apenas entre Prudente e Pirapozinho  
A "linha velha" do ramal de São Paulo, da Refesa, ex-Central do Brasil, entre São José dos Campos e Manoel Feio, é desativada. Os trens Rio-São Paulo passam a circular pela variante do Parateí.  
       
1988
O ramal de Dourados, ex-Sorocabana, é totalmente desativado  
(nov) Um trem de passageiros faz o ramal de Piracicaba, ex-Paulista, pela primeira vez desde 1976, mas a experiência não se repete  
Os trilhos da antiga linha do Rio Grande, da ex-Mogiana, são arrancados  
       
1989
Os trilhos do ramal de Guaxupé, antiga Mogiana, são retirados pela Fepasa, que os vende em leilão  
       
1990
(mar) os trilhos do ramal de Itapira, ex-Mogiana, são retirados pela Fepasa  
       
Alguns fatos da década
Em