1991-2002
       
1991
(14/02) Deixa de circular o Santa Cruz, trem de passageiros da Refesa entre o Rio e São Paulo. Em dezembro de 1990, já havia sido suspenso o Vera Cruz, entre o Rio e Belo Horizonte  
(mar) A E.F.Vale do Bom Jesus, operada pela ABPF, inicia as operações do trem turístico entre Pedregulho e Rifaina, usando o antigo leito da linha do Rio Grande, da antiga Mogiana

 
1993
(13/01) Última viagem do trem da Noroeste, Bauru-Campo Grande. O trecho Campo Grande-Corumbá segue funcionando até 1995.  
       
1994
A E.F.Vale do Bom Jesus suspende as atividades devido ao desabamento de um aterro na linha, próximo a Pedregulho  
O Trem de Prata, iniciativa particular, passa a fazer a viagem de passageiros entre o Rio e São Paulo pelo ramal de São Paulo da RFFSA  
       
1995
A CPTM passa a operar as linhas de subúrbio em São Paulo, das antigas Sorocabana, Central e Santos-Jundiaí  
       
1996
(mar) Os trilhos do ramal de Descalvado são retirados perto da estação de Descalvado  
(mar) a antiga Noroeste passa a ser operada pela nova concessionária Novoeste  
(20/09) O ramal de São Paulo e a antiga Santos-Jundiaí passam a ser operados pela MRS, nova concessionária dos trechos. Os trens de subúrbio dessas linhas continuam a ser operados pela CPTM  
(dez) O trem São Paulo-Santos da antiga Santos-Jundiaí é suprimido  
       
1997
(jun-dez) os trilhos do ramal de Descalvado são retirados entre Araras e a estação de Butiá, em Descalvado  
(11/09) O tráfego dos trens de passageiros do antigo tronco da Mogiana entre Campinas e Uberlândia é extinto pela Fepasa; o último trem rodou no dia anterior, 10/09, e já havia alguns meses que eles não iam mais até Araguari. Na estação de Jardinópolis-nova, os trens desfilam em sua última viagem; passageiros embarcam e desembarcam fora da plataforma. No quadro de avisos na estação de Tambaú-nova, o aviso do fim





(11/11) a Fepasa extingue o tráfego de passageiros entre Embu-Guaçu e Santos, pela Mairinque-Santos, ex-Sorocabana. Na mesma data, extingue o tráfego dos trens de passageiros entre Santos e Juquiá, da antiga Sorocabana  
(22/12) a Fepasa inaugura a linha de passageiros entre Sorocaba e Apiaí, passando por parte do antigo ramal de Itararé da Sorocabana  
       
1998
(08/03) Os trens de passageiros do trecho entre Araraquara e Barretos são suprimidos, no antigo tronco da Paulista  
(01/04) A Fepasa é incorporada pela RFFSA e passa a ser a "malha paulista" para efeitos de privatização da linha  
(09/11) A malha paulista, antiga Fepasa, é vendida pela Refesa para a concessionária Ferroban, que em seguida repassa os ramais de Itararé, Pinhalzinho e Apiaí, assim como o trecho entre Rubião Jr. e Presidente Epitácio, todos da antiga Sorocabana, para a ALL, concessionária das linhas da malha sul do País  
(30/11) o Trem de Prata encerra as atividades entre o Rio e São Paulo no ramal de São Paulo
       
1999
(16/01) a Ferroban extingue definitivamente o trem de passageiros do antigo tronco da Sorocabana, de São Paulo a Pres. Epitácio, e suspende os da linha Sorocaba-Apiaí; na mesma data, a Ferroban suspende os trens de passageiros do tronco das ex-Paulista e Araraquarense, trecho São Paulo-Araraquara-S.J.Rio Preto e também do tronco oeste da ex-Paulista, de Itirapina a Panorama  
(01/08) a Ferroban reativa o trem de passageiros nos trechos Campinas-Panorama e Itirapina-Araraquara-S.J.Rio Preto. Da estação da Barra Funda, em São Paulo, que havia substituído a estação de Luz havia alguns anos para as partidas para o interior, nunca mais partiriam trens de passageiros de longo percurso. A primeira composição parte de Campinas com nove carros; já na segunda viagem, o número de carros é reduzido para três. As saídas, inicialmente três vezes por semana, caem para apenas duas, às quartas e às sextas-feiras, poucas semanas depois
(01/08) a ALL reativa a linha Sorocaba-Apiaí, operada pela Ferroban quando foi desativada em 16/01  
       
2000
(28/5) A CPTM abre a linha nova, entre as estações de Itaquera-nova e Guaianazes-nova, na antiga Central, ramal de São Paulo. No mesmo dia, desativa o trecho antigo entre as estações de Itaquera-nova e Guaianazes-nova, no antigo ramal de São Paulo, da Central, desativando as estações de Itaquera-velha, 15 de Novembro e Guaianazes-velha
(mai/jun) A CPTM inaugura seis das sete novas estações projetadas para o ramal de Jurubatuba  
       
2001
(01/03) O trem de passageiros Sorocaba-Apiaí é extinto pela ALL  
(14/03) A Ferroban faz sair os últimos trens: Campinas-Bauru e Itirapina-São José do Rio Preto. No dia seguinte, fazem o percurso inverso e terminam de vez.
Clique aqui para ver uma sequência fotográfica da última viagem.
(23/03) A CPTM inaugura a última estação do ramal de Jurubatuba: Vila Olímpia.  
(01/05) Violento incêndio destrói a cabina de comando e carros na abandonada estação de Itirapina, outrora um dos maiores pátios ferroviários do interior em que duas linhas-tronco da antiga Companhia Paulista se uniam. Clique aqui para ver as fotos do incêndio e do que restou no dia seguinte.
(dezembro) O trem da CPTM entre Jurubatuba e Varginha, em São Paulo, é desaticado, por "falta de segurança".  
(dezembro) O trem turístico do trecho entre Cruzeiro e o túnel na divisa com Minas Gerais, da antiga RMV. é desativado por falta de apoio financeiro da Prefeitura de Cruzeiro.  
       
2002
(28/02) A Ferroban, a Novoeste e a Ferronorte se fundem e formam a Brasil Ferrovias; a FCA assume a antiga Mogiana (trecho Paulinia-Araguari) e a ALL fica definitivamente com quase toda a antiga Sorocabana (ramais de Itararé, Apiaí, Pinhalzinho e tronco, entre Rubião Jr. e Presidente Epitácio).  
       
Fatos da década
Em 29/03/1991, acidente com trem da Fepasa na linha próxima a Rio Claro deixa a V-8 quase enterrada no chão...