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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Saramenha
Ouro Preto
Vitorino Dias
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Dom Pedro II (1888?-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996)
CVRD (2006-)
OURO PRETO
Município de Ouro Preto, MG
Ramal de Ponte Nova - km 540,286 (1928)   MG-0392
Altitude: 1.060,885 m   Inauguração: 01.01.1888?
Uso atual: fechada (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ouro Preto, aberta no início de 1888 (cf. Max Vanconcellos: Vias Brasileiras de Communicação),   quando a cidade ainda era a capital da Província de Minas Gerais. Foi construída no bairro da Barra, por ser este a parte mais plana da cidade, e num local que os moradores chamavam de Praia do Circo, onde as trupes circenses montavam seus espetáculos.

Teria havido três inaugurações do ramal e da estação de Ouro Preto? Em 1882, o jornal anunciou a primeira inauguração (ver caixa abaixo, de 1882); em 1888, a data de 1º de janeiro foi considerada como a da inauguração, segundo o livro escrito 50 anos depois (Vias Brasileiras de Communicação, de 1928); e também mais uma em julho de 1889, quando o jornal anunciou a viagem do Imperador para Ouro Preto como sendo para a inauguração do ramal (ver caixas abaixo, de 1889).

Como sói acontecer em Minas, em alguns trechos a linha do ramal compartilhava espaço com o tráfego nas ruas da cidade.

Até a década de 1950, uma usina siderúrgica experimental operada pelos alunos da Escola de Engenharia de Minas e Metalurgia de Ouro Preto ficava ali ao lado da estação e dispunha de ramal próprio.

Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação de passageiros que podiam se utilizar dos trens mistos.

Depois, a estação foi fechada, os trilhos no ramal chegaram em grande parte a ser retirados, a estação passou um tempo abandonada, foi reformada e finalmente em 2006 sofreu uma grande reforma para ser a estação inicial do trem turístico de Ouro Preto a Mariana operado pela FCA a partir de 05/05/2006 - o segundo, pois um outro trem deste tipo, o primeiro, operado pela RFFSA, operou de 1986 a 1996 utilizando primeiramente vaporeiras Baldwin e Pacific e no final diesels U13-B. O novo trem da FCA era puxado por uma locomotiva a vapor Santa Fé oriunda da antiga E. F. Teresa Cristina, em SC, e com 6 carros de aço, sendo um panorâmico. O prédio da estação passou então a servir, além de estação, como museu ferroviário, contendo uma maquete da linha turística recém-inaugurada.

Em 2019, o trem ainda existia, mas era puxado por locomotivas diesel já havia alguns anos. A máquina a vapor não aguentou. Já o museu da estação havia sido fechado.

1883
À ESQUERDA:
Construção de ramal para Ouro Preto, que somente ficaria pronro em 1888 (A Provincia de S. Paulo, 28/11/1889).
1889
À ESQUERDA:
Partida do Imperador para Ouro Preto, para a inauguração do ramal (A Provincia de S. Paulo, 21/7/1889).
1889
À ESQUERDA:
Volta do Imperador de Ouro Preto para a Corte,. Mas foi mesmo para inaugurar o ramal? (A Provincia de S. Paulo, 27/7/1883).
1923
À ESQUERDA:
Construção de um ramal em Ouro Preto (O Estado de S. Paulo, 18/3/1923).
1923
À ESQUERDA:
Novos horários dos trens (O Estado de S. Paulo, 6/5/1923).

ACIMA: A estação e a cidade, provavelmente anos 1920 (Autor desconhecido).

ACIMA: Pátio da estação, visto da cidade (Autor desconhecido, data desconhecida).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; J. E. Buzelin; Adriano Martins; Leandro Guidini; Jorge Ciawlowski; Antonio Gorni; Gutierrez Coelho; Henrique N. Castro; Marcello Talamo; O Estado de S. Paulo, 1923; José Agenor; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Revista Ferroviária, diversos exemplares)
     

A estação de Ouro Preto em 1928. Foto Max Vasconcellos

A estação em 1990. Foto Jorge Ciawlowski

A estação vista de cima em 1990. Foto Jorge Ciawlowski

Carros no pátio de Ouro Preto nos anos 1990. Foto cedida por Marcello Talamo

A estação em 10/2002. Foto Antonio Gorni

Pátio e plataforma da estação desativada, em 10/2002. Foto Antonio Gorni

A estação em 10/2002. Foto Antonio Gorni

Pátio e plataforma da estação desativada, em 10/2002. Foto Antonio Gorni

A plataforma da estação desativada, em 10/2002. Foto Antonio Gorni

A estação em 10/2002. Foto Antonio Gorni

A estação reformada, em 07/05/2006. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação reformada, em 07/05/2006. Foto Gutierrez L. Coelho

Estação de Ouro Preto em 2014. Foto Adriano Martins

A estação, em 22/04/2021. Foto Julio Alves
 
     
Atualização: 11.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.