Estado do Rio de Janeiro

EFCB - Linha Auxiliar
EFCB - Ramal de Jacutinga
EFCB - Ramal de Afonso Arinos
EFCB - Ramal de Deodoro
EFCB - Ramal Circular da Pavuna
EFCB - Linha de Belford Roxo (ex-E.F.Rio do Ouro)


HISTÓRICO DAS LINHAS:


LINHA AUXILIAR: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.

Mapa da Linha Auxiliar

RAMAL DE JACUTINGA:
O Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã). Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com a criação da Rede Viação Fluminense, da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário também a redução de bitola da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central. Mas em 1970 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados.

Mapa do Ramal de Jacutinga

RAMAL DE AFONSO ARINOS:
A E. F. Rio das Flores foi aberta em 1882 ligando a estação de Commercio (Sebastião de Lacerda), na linha do Centro da E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil), com a região de Santa Teresa (Rio das Flores), então um distrito de Valença. A linha terminava em Três Ilhas, donde a partir daí, uma outra linha com tração animal levava à estação de Paraibuna, na linha do Centro da EFCB. Em 1910, a ferrovia foi encampada pela EFCB que, juntamente com a Linha Auxiliar e o ramal de Jacutinga, constituiu a Rede Viação Fluminense. Em 1922, a saída do agora chamado ramal de Afonso Arinos passou a ser Valença e não mais Commercio; o trecho entre esta última e Taboas, de onde se fez a ligação com Valença, foi transformado em estrada de rodagem. A tração a vapor foi prolongada até Afonso Arinos, na linha do Centro da EFCB, abandonando-se a tração animal que existia. Em 1965, o ramal (Valença-Afonso Arinos) foi desativado e seus trilhos retirados.

NOTA: Ano de abertura das estações: com dois **, é o ano em que a Melhoramentos ou a Auxiliar passou a utilizar as estações que já funcionavam e eram da EFCB. Com três ***: estação que tem duvidas sobre real funcionamento. Com um ?: não se sabe a data da abertura da estação.
Quando há duas datas, a data em cima é a da Auxiliar e a de baixo, das estações que fizeram parte de linha secundária.
Ramal Cirdular da Pavuna: aos poucos, foi sendo incorporada
â linha-tronco. Grosso modo, a linha que ligava as estações de Costa Barros e de Tomazinho e a linha após foram praticamente eliminadas com a construção da variante Japeri-Arará e, mais recentemente, a construção do metrô até a região de Belford Roxo, ex-Rio d'Ouro.
LINHA AUXILIAR RAMAIS ABERTA EM
Alfredo Maia >>> >>> Ilha das Moças 1901

1901
São Cristóvão   1908**
Mangueira   1895**
Triagem   1895
Derby Club (só em 1895)   1895**
Heredia de Sá
>>
>> RAMAL DO CAES DO PORTO 1895

1942
>> Arará
Jacarezinho   1895
Cesario Machado   1895
Maria da Graça   1929
Del Castilho   1895
Monhangaba   1895
Cintra Vidal (Pilares)   1895
Terra Nova   1895
Thomas Coelho   1895
Cavalcanti   1908
Engenheiro Leal 1895
Eduardo Araújo 1895
Magno (Mercadão de Madureira) 1895
Turiassu 1895
Rocha Miranda   1905
Honório Gurgel >> >> RAMAL DE DEODORO 1895


1895**
Deodoro >> >> entroncamento com
a Linha do Centro da EFCB
e com o ramal de Mangaratiba
Barros Filho   1904?
Costa Barros >> RAMAL CIRCULAR
DA PAVUNA
VV*
  1908?
São Mateus VV Pavuna VV >> Saida para Vila Rosali (E. F. Rio D'Ouro) 1910
1910
São João do Meriti   1910
<< Engenheiro
Berford
1911
Camboatá   1898***
Thomazinho <<   1896
Eden (ex-Itinga) 1914
Rocha Sobrinho 1914
Prata 1896
Andrade Araújo 1898
Caioaba 1895
Ambaí 1898
Santa Rita 1895
Aíva 1898
Amaral 1923
Carlos Sampaio 1898
Aljezur 1903
Teófilo Cunha   1898
Japeri >> Entroncamento com a Linha do Centro 1898**
Botais   1898
Paes Leme   1898
Mangueiras (ex-Parada Sertão)   n/d
Conrado (ex-Sertão) 1898
Santa Branca   1898
Arcádia
(ex-Bomfim)

Ponte sobre o córrego, logo após a
estação de Arcadia. Foto
Cristoffer R., em 07/2004

1898
Engenheiro Adel (ex-Monte Sinai) 1898
Monte Líbano   1898
Vera Cruz

Viaduto Paulo de Frontin, construído em 1897,
próximo a Vera Cruz. Foto Jorge Ferreira, em 04/2001
1898
Francisco Fragoso (ex-Conrado Niemeyer) 1898
Governador Portella >> RAMAL DE JACUTINGA 1898
>> Monsores
Morro Azul  
Sacra Família  
Barão do Amparo  
Engenheiro Nóbrega  
Vassouras  
Barão de Vassouras  
Barão de Juparanã  
Quirino  
Carvalho Borges  
Esteves  
Chacrinha  
Valença >> RAMAL DE AFONSO ARINOS  
>> Engenheiro Dunham  
Taboas >> >> Marambaia  
Sebastião de Lacerda  
Machado da Cunha  
Rio das Flores  
Santa Fé  
Cachoeira do Funil  
Paraíso  
Manuel Duarte  
Santa Rosa  
Guarda Fernandes  
Santa Justa  
Três Ilhas  
São Fidelis  
Engenheiro Carvalhaes  
Santa Mafalda  
Afonso Arinos (entroncamento com a Linha do Centro da EFCB)  
General Osório  
Santa Ignacia  
Vila Pentagna  
Coroas  
Guimarães  
Alberto Furtado  
Duque  
Parapeúna  
Fernandes Figueira  
Coronel Cardoso  
João Honório  
Barbosa Gonçalves


Túnel de 1917 (e detalhe) em Santa Rita do Jacutinga
por onde passava a linha. Foto Ronan P. Amaral (2002)
 
Santa Rita do Jacutinga >> >> (entroncamento com a
RMV - linha da Barra
)
 
Barão de Javari   1898
Miguel Pereira


Entre 1989 e 1996, com algumas interrupções, o Trem Azul, turístico, fazia o percurso entre as estações de Miguel Pereira e de Conrado. Foi o último trem de passageiros a circular pela linha Auxiliar depois de anos de desativação. Foto da revista Veja
(1995)
1898
Engenheiro Lauro de Miranda   n/d
Pedras Ruivas   1898
Pati do Alferes   1898
Arcozelo   1898
Macedo Silva   1956
Bueno de Andrada   1898
General Zenóbio (ex-Pau Grande) 1903
Mestre Xisto   n/d
Avelar   1898
Vila Rica
  1943
Taboões
  1898?
Caiapó   1905
Andrade Costa   1898
Cavaru


A partir do final de 2003 um trem turístico passou
a circular entre Cavaru e Paraíba do Sul na abandonada
linha Auxiliar, o "Trem da Estrada Real".
Foto Jorge A. Ferreira
1898
Medeiros   1898
Werneck   1898
Inema   1898
Paraíba do Sul >> (Entroncamento com a Linha do Centro) 1898**
Barão de Angra >> (Entroncamento com a Linha do Centro) 1912**
Três Rios >> (Entroncamento com a Linha do Centro) 1911**
ESTADO DE MINAS GERAIS
Composição da FCA passa sobre a ponte Humaitá,
sobre o rio Paraibuna, que divide os dois estados:
Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foto Jorge
A. Ferreira, agosto de 2002
 
Santa Fé   1869**
Penha Longa   1887**
Chiador   1869**
ESTADO DO RIO DE JANEIRO    
Anta   1875**
Sapucaia   1871**
ESTADO DE MINAS GERAIS    
Benjamin Constant   1871**
Teixeira Soares   1871**
Simplício   1871**
Porto Novo >> >> (Entroncamento com a
linha do Centro da E. F. Leopoldina
)
1871**
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.