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E. F. Leopoldina
(1877-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CATAGUAZES
Município de Cataguazes, MG |
Linha do Centro - km 346,403 (1960) |
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MG-0801 |
Altitude: 167 m |
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Inauguração: 31.07.1877 |
Uso atual: centro cultural (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 1960 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cataguazes foi inaugurada em 1877, pouco tempo depois de
a cidade ter seu nome alterado do original, Santa Rita da Meia
Pataca, como chegou a constar nas primeiras concessões dadas à E. F. Leopoldina.
Curiosidade: essa estação foi construída em cima de um grande formigueiro, descoberto dez anos depois (ver caixa abaixo).
Em Cataguases,
entre 1895 e mais ou menos 1910, existiu outra estação,
início da extinta E. F. Cataguazes, ferrovia que, quando comprada
pela Leopoldina em 1903, foi transformada em ramal, tendo-se, alguns
anos depois, demolido a estação.
Uma das estações mais
antigas implantadas pela própria Leopoldina, não tendo
sido adquirida de outras ferrovias, a estação de Cataguases até 2015 tinha o trem de minério da FCA transportando
bauxita passando por ela, pelo centro da cidade e pelo meio das suas
ruas, dividindo espaço com os automóveis,
como soía acontecer em diversas cidades mineiras - como se pode
ver nas fotos abaixo.
O prédio fica no centro da cidade e em 2015
abrigava um centro cultural.
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1887
AO LADO: Formigueiro debaixo da estação de Cataguases(A Provincia de S. Paulo,
2/10/1887)". |
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1920
AO LADO: Durante a greve desse ano, a população de Cataguases apoiou os grevistas (O Estado de S. Paulo,
17/3/1920). |
ACIMA: Pátio da estação de
Cataguases nos anos 1980. (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: A estação e a diesel
da RFFSA nos anos 1980 (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: Estação de Cataguases em 1990 (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: A estação e o Hotel Villas,
em junho de 2009 (Foto Ricardo Quinteiro de Mattos).
ACIMA: O famoso trem da bauxita, que vinha de Barão
de Camargos e seguia para Barão de Angra, RJ, passa em Cataguases
em julho de 2015. Ele foi extinto alguns dias depois (31 de julho
de 2015) (Autor desconhecido).
ACIMA: Um dos últimos trens
de bauxita a passar em Cataguases em agosto de 2015 (Foto Ferrovias
e trens/FB).
ACIMA: Placa de quilometragem existente na estação de Cataguases em 23 de junho de 2019. Reparem que é diferente em cerca de dois quilômetros da quilometragem existente em 1960 (no topo deste página) e que é citada no Guia Geral de 1960. O moitvo desta diferença é realmente difícil de se saber, mas quem se importa? (Foto Felipe Medeiros de Tavares em 23/6/2019).
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos; Hugo Caramuru;
Gutierrez L. Coelho; Ferrovias e trens/FB;
Revista da Semana, 1901; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação, foto sem data, mas na época
ainda em atividade. Autor desconhecido |
A estação e o pátio em 1989. Foto Hugo
Caramuru |
A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação e o trem de minério da FCA, em
27/12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 23/6/2019. Foto Felipe Medeiros de Tavares |
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Atualização:
19.11.2022
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