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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Aracati
Cataguazes
Barão de Camargos
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Saída para o ramal de Miraí: Cataguazes da E. F. Cataguazes (1895-c.1910)
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1991
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E. F. Leopoldina (1877-1975)
RFFSA (1975-1996)
CATAGUAZES
Município de Cataguazes, MG
Linha do Centro - km 346,403 (1960)   MG-0801
Altitude: 167 m   Inauguração: 31.07.1877
Uso atual: centro cultural (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 1960 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cataguazes foi inaugurada em 1877, pouco tempo depois de a cidade ter seu nome alterado do original, Santa Rita da Meia Pataca, como chegou a constar nas primeiras concessões dadas à E. F. Leopoldina.

Curiosidade: essa estação foi construída em cima de um grande formigueiro, descoberto dez anos depois (ver caixa abaixo).

Em Cataguases, entre 1895 e mais ou menos 1910, existiu outra estação, início da extinta E. F. Cataguazes, ferrovia que, quando comprada pela Leopoldina em 1903, foi transformada em ramal, tendo-se, alguns anos depois, demolido a estação.

Uma das estações mais antigas implantadas pela própria Leopoldina, não tendo sido adquirida de outras ferrovias, a estação de Cataguases até 2015 tinha o trem de minério da FCA transportando bauxita passando por ela, pelo centro da cidade e pelo meio das suas ruas, dividindo espaço com os automóveis, como soía acontecer em diversas cidades mineiras - como se pode ver nas fotos abaixo.

O prédio fica no centro da cidade e em 2015 abrigava um centro cultural.

1887
AO LADO:
Formigueiro debaixo da estação de Cataguases(A Provincia de S. Paulo, 2/10/1887)".
1920
AO LADO:
Durante a greve desse ano, a população de Cataguases apoiou os grevistas (O Estado de S. Paulo, 17/3/1920).

ACIMA: Pátio da estação de Cataguases nos anos 1980. (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: A estação e a diesel da RFFSA nos anos 1980 (Foto Hugo Caramuru).

ACIMA: Estação de Cataguases em 1990 (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: A estação e o Hotel Villas, em junho de 2009 (Foto Ricardo Quinteiro de Mattos).

ACIMA: O famoso trem da bauxita, que vinha de Barão de Camargos e seguia para Barão de Angra, RJ, passa em Cataguases em julho de 2015. Ele foi extinto alguns dias depois (31 de julho de 2015) (Autor desconhecido).
ACIMA: Um dos últimos trens de bauxita a passar em Cataguases em agosto de 2015 (Foto Ferrovias e trens/FB).

ACIMA: Placa de quilometragem existente na estação de Cataguases em 23 de junho de 2019. Reparem que é diferente em cerca de dois quilômetros da quilometragem existente em 1960 (no topo deste página) e que é citada no Guia Geral de 1960. O moitvo desta diferença é realmente difícil de se saber, mas quem se importa? (Foto Felipe Medeiros de Tavares em 23/6/2019).

(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos; Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Ferrovias e trens/FB; Revista da Semana, 1901; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação, foto sem data, mas na época ainda em atividade. Autor desconhecido

A estação e o pátio em 1989. Foto Hugo Caramuru

A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 07/2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação e o trem de minério da FCA, em 27/12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 23/6/2019. Foto Felipe Medeiros de Tavares
 
     
Atualização: 19.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.