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VXY Mogiana em MG

Indice de estações
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(1940)
Pendanga
Lauro Muller
João Neiva
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (19??-1945)
LAURO MÜLLER
Município de Ibiraçu, ES
EFVM - km 81   ES-4700
Altitude: -   Inauguração: 15.05.1905
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: prov. 1945 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lauro Müller foi inaugurada em 1905. Depois da retificação de linha dos anos 1940, foi fechada e acabou demolida.

(Fontes: Guias Levi, 1917-50; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Lauro Müller, c. 1910
   
     
     
Atualização: 23.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.