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Palmar
Frigorífico
Barretos
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1912-1971)
FEPASA (1971-1998) |
FRIGORÍFICO
Município de Barretos, SP |
Linha-tronco - km 447,109 (1958) |
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SP-0836 |
Altitude: 447,109 m |
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Inauguração: 01.07.1912 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1929 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Frigorífico foi aberta como um posto telegráfico em 1912
e foi transformada em estação em 10/3/1921.
Da estação saía um ramal
de bitola larga, pertencente ao Frigorífico Anglo, com 4 km divididos
em sub-ramais para o transporte de gado e de carne. Este ramal deu
o nome para a estação.
Em 1957, esse frigorífico abatia "a
quase totalidade do gado produzido em um raio de mais ou menos 500
km, o que tornou necessário o desenvolvimento de invernadas
de engorda para o gado levado a pé para o mercado de Barretos
(por toda essa distância)" (Revista Brasileira de
Geografia, Desenvolvimento Agrícola do Sudeste do Planalto
Central, jan-mar 1957, p. 36).
Os trilhos dos desvios ainda existiam em fins de 1999, em
pequena parte de seu percurso, cobertos pelo mato. No dia
das fotografias abaixo (29/12/1999), somente sobravam a plataforma
e as fundações da estação, já tomadas pelo mato. Ao lado,
um trator recolhia entulho e tijolos deixados pela provável
demolição recente de alguma casa remanescente da antiga vila.
Em 2004, a variante construída fora de Barretos, em 2003,
eliminando os trilhos da área urbana da cidade, começavam
pouco depois da estação de Frigorífico,
sentido Colombia.
ACIMA:
No dia da inauguração do frigorífico, em abril
de 1913, os carros da Paulista parados junto a eles são da
comitiva que fazia a festa nesse dia (Fotografia da revista A Vida
Moderna, 17 de abril de 1913, acervo Paulo Castagnet).
ACIMA: o frigorífico,
em 1918: a legenda da foto dizia: "Frigorífico de Barretos,
com ramal próprio que bifurca no km 323,837". Era a quilometragem
da época, ainda começando em Rio Claro, bitola métrica
ex-Rioclarense (Foto Filemon Peres).
ACIMA: A história do Frigorífico escrita em 1941, quando estação e fábrica ainda tinham grande atividade (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM TODA) (O Estado de S. Paulo, 23/7/1941).
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1953
AO LADO: Em 1953, não eram todos os trens que passavam
pela estação que paravam lá, causando
problemas para os passageiros (Folha da Manhã, 24/3/1953).
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ACIMA: A estação de Frigorifico, possivelmente nos anos 1980 (Autor desconhecido).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1912 a 1978. No trecho
Rincão-Barretos, a via era servida somente a diesel ou
vapor. Havia troca de locomotivas em Rincão. Ao lado,
o trem na estação de Pitangueiras, possivelmente
anos 1950. Veja aqui horários
em maio de 1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo
Castagnet; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Filemon Peres: Álbum dos 50 anos da Cia. Paulista,
1918; A Vida Moderna, 1913; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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1918 - Em seu prédio original, o ainda posto telegráfico.
Foto do Álbum dos 50 anos da Cia. Paulista, Museu de
Jundiaí |
1986 - A estação, já abandonada. Foto do
relatório da Fepasa, 1986 |
Outra foto da estação em 1986. Relatório
Fepasa, 1986 |
A estação, provavelmente anos 1980. Autor desconhecido |
A estação, provavelmente anos 1980. Autor desconhecido |
A estação, provavelmente anos 1980. Autor desconhecido |
A plataforma e as fundações da estação,
cobertas de mato (29/12/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma e as fundações da estação,
cobertas de mato, à direita dos trilhos. Ao fundo, a
cidade de Barretos (29/12/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
20.05.2019
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