E. F. da Usina Salgado (Município de Barreiros, PE) |
As ferrovias particulares brasileiras
- aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram
de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas,
indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas
e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação:
seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido
como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha
sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com
dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis
(Ralph M. Giesbrecht).
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É
sempre interessante ressaltar que as ferrovias de usinas e engenhos
centrais tiveram, pelo menos para Pernambuco, uma importância
enorme desde o final do século XX até pelo menos meados
do século XX. Para que se tenha uma idéia, segundo
a Revista do Instituto Archeologico, Historico e Geographico Pernambucano,
vol. XXIV, jan-dez 1922, no
ano de 1922 as linhas da Great Western, que levavam para o interior
do estado, para Maceió e para João Pessoa e Natal, totalizavam
890 km em território pernambucano, enquanto as ferrovias particulares
das usinas atingiam 1.163 km, ou seja, 30% a mais. Era uma época
em que Pernambuco era o maior produtor e exportado de açúcar
do Brasil, possuindo mais de 2500 engenhos, sendo que 490 forneciam
cana às usinas dos Engenhos Centrais. A usina Salgado, fundada em 1892, fica a 9 km da sede do município de Ipojuca e a 24 km da estação de Ilha, na linha Recife-Maceió da antiga Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), hoje concessionada à CFN. A ferrovia da usina não se ligava a esta linha. No ano de 1931, as propriedades da usina eram as seguintes (algumas podem ser localizadas no mapa abaixo): Mercês, Guerra, Meio, Boacica, Macaco, Dourado, Saco, Pindoba, Pindobinha, Água Fria, Caeté, Todos os Santos, Santa Rosa, São Carlos, São Paulo, Genipapo e Cachoeira. Em 1931, a usina Salgado tinha 185,449 km2 de terras e dispunha de uma via férrea para o seu serviço, com cerca de 50 km de extensão que cortava as suas propriedades. O seu material rodante compunha-se na época de 5 locomotivas e 8 vagões (Anuário dos Diários Associados, 1931). Em 1939, a usina tinha 20.500 hectares, uma via férrea própria com cerca de 75 km de extensão, "sem contar com a maior extensão quilométrica que também serve à Usina, porém de propriedade de terceiros" (as linhas da Great Western? De outras usinas?). O seu material rodante compunha-se de 6 locomotivas e cerca de 100 carros para o transporte de canas, além de "uma frota de barcaças que transporta toda a sua produção do porto próprio da usina até os da cidade do Recife" (Revista da Semana, nro. 40, de 9/9/1939). Os dados conflitam com os de 8 anos antes. A Usina Salgado ainda está em atividade, tendo sido aquirida por novos donos (família Queiroz) em 1975. A ferrovia já não está em atividade (desde quando?). |
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