E. F. Usina Santa Teresinha
(Município de Água Preta, PE)

 

As ferrovias particulares brasileiras - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: Estrada de Ferro da Usina Santa Teresinha

Bitola: 1,00 m (1)

Extensão: desconhecida

Data de início das atividades: n/d

Desativação: anos 1990?

Proprietários identificados: Usina Santa Teresinha


ACIMA: Mapa ferroviário do Estado de Pernambuco, c. 1940. O ponto vermelho a sudeste indica a localização aproximada desta ferrovia (Acervo Ralph M. Giesbrecht)

(1) segundo Nicholas Burmann, 2004

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É sempre interessante ressaltar que as ferrovias de usinas e engenhos centrais tiveram, pelo menos para Pernambuco, uma importância enorme desde o final do século XX até pelo menos meados do século XX. Para que se tenha uma idéia, segundo a Revista do Instituto Archeologico, Historico e Geographico Pernambucano, vol. XXIV, jan-dez 1922, no ano de 1922 as linhas da Great Western, que levavam para o interior do estado, para Maceió e para João Pessoa e Natal, totalizavam 890 km em território pernambucano, enquanto as ferrovias particulares das usinas atingiam 1.163 km, ou seja, 30% a mais. Era uma época em que Pernambuco era o maior produtor e exportado de açúcar do Brasil, possuindo mais de 2500 engenhos, sendo que 490 forneciam cana às usinas dos Engenhos Centrais.

A ferrovia da usina Santa Teresinha ficava no município de Água Preta, em Pernambuco. De acordo com Nicholas Burman, possuía pelo menos uma locomotiva a vapor tipo Jung 11500. Abaixo, algumas das locomotivas. Pelo que está escrito na reportagem da foto mais abaixo, de revista desconhecida, a ferrovia pode ter funcionado até os anos 1980 ou 1990. Não encontrei mapas da ferrovia e mesmo a localização da usina em Água Preta, nem mesmo no mapa do município publicado na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, em 1958, do IBGE.


ACIMA: Duas locomotivas da usina ainda em funcionamento, data desconhecida, mas provavelmente anos 1980 ou 1990. As fotos foram extraídas de alguma revista (não identificada) e mostram duas locomotivas, a da esquerda, com chaminé balão e a outra sem esse tipo de chaminé. A foto da direita é uma ampliação da foto pequena no alto da foto da esquerda (Autores desconhecidos). ABAIXO: À esquerda, l
ocomotiva abandonada na usina, ao redor do ano 2000 (Autor desconhecido). À direita, a usina, em 1939. Podem-se ver em tamanho reduzido a linha e um comboio ferroviário em primeiro plano (Revista da Semana, nro. 40, 9/9/1939).