E. F. CIPEC
(Município de Mendes, RJ)

 

As ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: Estrada de Ferro CIPEC

Bitola: n/d

Extensão: 3 km
(1)

Data de início das atividades: 1894 (1)

Desativação: n/d

Proprietário identificado: Cia. de Papel Itacolomy (1)

(1) segundo Prefeitura Municipal de Mendes (2009).

Página Inicial Indice Estação de Humberto Antunes
A estação de Tunnel (mais tarde Ottoni e finalmente Humberto Antunes) foi aberta em 1894 para possibilitar a carga e descarga da Fábrica de Papel Itacolomy, que dispunha de uma pequena linha (cerca de 3 km) com tração animal. Em 1912, a linha é eletrificada após ser adquirida pela CIPEC (Companhia Industrial de Papéis e Cartonagem) e passam a circular bondes de carga elétricos e pequenos bondes a gasolina (auto de linha) para o transporte de funcionários.

ABAIXO: Fotos de vagões e de bondes da CIPEC na linha que levava à Fábrica de Papel Itacolomy (Acervo Prefeitura Municipal de Mendes, RJ. Cessão: Jorge A. Ferreira, 2009).