E. F. Agricola Dr. Alfredo de A. Barros
(Municípios de Descalvado, SP)

 

As ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: E. F. Agrícola Dr. Alfredo de A. Barros

Bitola: 0,60 m (1)

Extensão: 3,5 km
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Data de início das atividades: n/d

Desativação: n/d

(1) Segundo o AnuárioComercial do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, 1905-1906, de Medeiros & Cia

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Segundo o Anuário Comercial do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, 1905-1906, de Medeiros & Cia, nesse ano existia uma ferrovia de nome Estrada de Ferro Agrícola Doutor Alfredo de A. Barros, que partia da estação de Aurora, ponta de linha do ramal Descalvadense, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e com bitola de 60 cm, e chegava à fazenda do Dr. Alfredo de A. Barros, em Descalvado. Tinha bitola igual à do ramal (60 cm) e 3,5 km de extensão. Era de uso exclusivo da fazenda.

Foi a única referência que encontrei desta ferrovia. Não encontrei outras informações. Nem mesmo posso confirmar se esta ferrovia realmente operou ou se seria apenas uma concessão existente, mas não exercida.