E. F. Itaquerê (Município de Tabatinga, SP) |
As
ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as
como sendo ferrovias que não eram de uso público,
sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas
e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil.
Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio
se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande
maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso,
o que se vê é um estudo com dados mínimos e
colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph
M. Giesbrecht). |
"Por
escritura de 12 de janeiro, a Companhia concedeu permissão para a travessia
do desvio da pedreira Itaquerê até a Fazenda do mesmo nome. Mediante
o compromisso de só ser ele utilizado por esta Fazenda, a qual ficou
ligada à Estrada de Ferro Araraquara" (Relatório da Companhia
do Dourado referente a 1931). A ferrovia foi autorizada a funcionar
em zona privilegiada da Cia. E. F. do Dourado, como se vê acima,
e foi construída como um desvio para uma pedreira que já
existia anteriormente. Pelo relatório citado, ela deve ter começado
a funcionar logo depois, talvez em 1932. Não transportava passageiros,
pelo menos em regime público. "Na E. F. Itaquerê,
os trens dos canaviais eram de 8 pranchas ou fueiros com 10 tons cada.
A moenda recebia apenas 5 tons por vez. Eram tracionadas pelas locomotivas
M1, M2 e a M3, que era a menor, ficava na manobra de pátio. Os
trens da EFA partiam da usina para a estação de Curupá
com três vagões de 30 tons cada, com acúcar, álcool
e melaço. A EFA tambem utilizava o ramal para se servir de uma pedreira
no local, conforme relato do sr. Ozório, antigo funcionario da
usina. Tudo na bitola de 1 metro. Segundo o sr. João Batista
(in memoriam) a EFA utilizava as locomotivas Borsig 4-8-0 no trecho
todo" (Informações de Alberto del Bianco).
No caminho de Curupá para a estação, havia
o curioso cruzamento de três níveis: a E. F. Itaquerê,
a E. F. Dourado (entre Nova Europa e Tabatinga) e a rodovia
que ligava estas últimas duas cidades. Em 30/04/1962, a estação
e provavelmente a ferrovia forami fechadas pela E. F. Araraquara. Segundo Alberto del Bianco, pesquisador da região atendida pela E. F. do Dourado, o ramal de Tabatinga da EFA e da E. F. Itaquerê, a grande procura dos pesquisadores da ferrovia da usina Itaquerê é por uma fotografia da locomotiva número 3, que segundo um antigo gerente da usina, teria sido menor do que a M1 e a M2, que eram ex-Moguls da E. F. Araraquara. |
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