E. F. Jewish Colonization
(Municípios de Erebango e Quatro Irmãos, RS)

 

As ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: E. F. Jewish Colonization (1)

Bitola: métrica (1 m) (2)

Extensão:
20 km (3)

Data de início das atividades: julho de 1915 (4)

Desativação: n/d

Proprietários identificados: Jewish Colonization


Acima, mapa da localização do ramal (em vermelho), ao norte do Estado do Rio Grande do Sul, em 1940 (Acervo Ralph M. Giesbrecht)

(1) Não se sabe se este seria o nome oficial da ferrovia
(2) segundo
se subentende da Revista Brazil Ferrocarril
(3) segundo a Revista Brazil Ferrocarril de 15/7/1915
(4) segundo a
Revista Brazil Ferrocarril de 15/7/1915

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"No ano de 1889, em Londres foi fundada pelo Barão Hirsch, a Jewish Colonization Association (ICA), que adquiriu a Fazenda dos Quatro Irmãos Pacheco, para transformá-la em uma colônia judaica. No ano de 1913, foi reconhecida pelo Governo do Estado como sociedade de utilidade pública. Nos anos de 1911 e 1912 começaram a chegar os primeiros judeus vindos de províncias da Argentina. Nessa mesma época chegava também da província da Bessarábia, na Rússia, um contingente de 40 famílias de colonizadores judeus. Em 1913, pouco antes do inicio da primeira guerra mundial aportou mais um contingente de 150 famílias também vindos de paises do império Russo, culminando em 1914 com um total de aproximadamente 450 famílias" (www.quatroirmaos.rs.gov.br).

"14/4/1913 - Aviso nro _: Permitindo que a linha férrea em construção pela "Jewish Colonization" para serviço de sua fazenda "Quatro Irmãos" seja ligada à de Passo Fundo a Marcelino Ramos, em ponto próximo à estação Erebango, lado do Uruguai, correndo as respectivas despesas por conta desta associação" (Revista Brazil Ferrocarril).

"2/7/1913 - Aviso nro. 78 (Diário Oficial de 4/7/1913): "Declara que foi cedida a esta associação a quantidade necessária de trilhos, dos que a Compagnie Auxiliaire está substituindo em suas linhas, à razão de Rs. 100$ por tonelada" (Revista Brazil Ferrocarril).

"Em julho de 1915, foi entregue a ferrovia de Quatro Irmãos, construída para a Jewish Colonization Co., com 20 km e partindo da estação de Erebango. Ele deveria atingir o povoado de Noroahy, municipio de Palmeira, com 75 km. O ramal entregue tinha duas estações, uma não identificada, a segunda, Quatro Irmãos, "futura sede de colônia". O tráfego era definido como público, mas jamais encontrei referências a ele nos Guias Levi. Pelo que verifiquei, o ramal ainda existia nos anos 1940 e jamais passou de Quatro Irmãos" (www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/erebango.htm).

A ferrovia é considerada uma ferrovia particular, ou industrial, exatamente pelo fato de não ter sido, aparentemente, aberta ao público. Não se tem conhecimento de material rodante utilizado na ferrovia.

"A colonização passou então a contar com a segunda escola judaica do Estado, o terceiro templo Israelita e ainda com terminal ferroviário para transporte de carga e passageiros com locomotivas próprias em conexão com Erebango. O desenvolvimento de Quatro Irmãos deu-se principalmente à abundância da araucária que permitiu a exploração de madeira, à criação de fábricas de celulose, fábrica de azeite, cinemas, hotéis, transformando-a em uma cidade com grandes atrativos na área de lazer e comércio. Com o fim da extração da madeira pela falta da matéria prima, a Jewish Colonization Association encerrou suas atividades, o terminal ferroviário foi desativado, as serrarias e fábricas fechadas, a população começou a abandonar a cidade à procura de novos negócios em outros locais, transformando Quatro Irmãos em uma cidade abandonada" (www.quatroirmaos.rs.gov.br).

Não é citada a data de desativação da ferrovia. Em 1 de janeiro de 2001 a localidade de Quatro Irmãos foi elevada a sede do município do mesmo nome.










No mapa ao lado, de cerca de 1940, o ramal da Jewish Colonization liga a linha Marcelino Ramos-Passo Fundo-Cruz Alta-Santa Maria a Quatro Irmãos (Acervo Ralph M. Giesbrecht).






























No mapa ao lado, sem data, o ramal da Jewish Colonization liga a linha Marcelino Ramos-Passo Fundo-Cruz Alta-Santa Maria e segue além de Quatro Irmãos. (J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987).