E. F. Jewish Colonization (Municípios de Erebango e Quatro Irmãos, RS) |
As
ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as
como sendo ferrovias que não eram de uso público,
sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas
e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil.
Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio
se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande
maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso,
o que se vê é um estudo com dados mínimos e
colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph
M. Giesbrecht). Proprietários identificados:
Jewish Colonization |
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"No ano de 1889, em Londres foi
fundada pelo Barão Hirsch, a Jewish Colonization Association (ICA),
que adquiriu a Fazenda dos Quatro Irmãos Pacheco, para transformá-la
em uma colônia judaica. No ano de 1913, foi reconhecida pelo Governo
do Estado como sociedade de utilidade pública. Nos anos de 1911 e
1912 começaram a chegar os primeiros judeus vindos de províncias da
Argentina. Nessa mesma época chegava também da província da Bessarábia,
na Rússia, um contingente de 40 famílias de colonizadores judeus.
Em 1913, pouco antes do inicio da primeira guerra mundial aportou
mais um contingente de 150 famílias também vindos de paises do império
Russo, culminando em 1914 com um total de aproximadamente 450 famílias"
(www.quatroirmaos.rs.gov.br). "Em julho de 1915, foi entregue
a ferrovia de Quatro Irmãos, construída para a Jewish Colonization
Co., com 20 km e partindo da estação de Erebango. Ele deveria atingir
o povoado de Noroahy, municipio de Palmeira, com 75 km. O ramal entregue
tinha duas estações, uma não identificada, a segunda, Quatro Irmãos,
"futura sede de colônia". O tráfego era definido como público, mas
jamais encontrei referências a ele nos Guias Levi. Pelo que verifiquei,
o ramal ainda existia nos anos 1940 e jamais passou de Quatro Irmãos"
(www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/erebango.htm).
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