E. F. de João de
Lima (Município de Tapiratiba, SP) |
As
ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as
como sendo ferrovias que não eram de uso público,
sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas
e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil.
Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio
se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande
maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso,
o que se vê é um estudo com dados mínimos e
colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph
M. Giesbrecht). |
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Segundo o Relatório da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo de 1929, estava operando, saindo desta estação, um ramal particular de 16 km e 60 cm de bitola, dividido em 3 sub-ramais e pertencente a João de Lima. Não se conseguiu dado algum adicional sobre essa ferrovia, nem seu nome, nem seu material rodante, nem quando iniciou ou terminou sua operação. | ||
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