E. F. do Juqueri (Município de Juqueri, SP (1886-1938), depois Franco da Rocha, SP (1938-) |
As
ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as
como sendo ferrovias que não eram de uso público,
sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas
e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil.
Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio
se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande
maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso,
o que se vê é um estudo com dados mínimos e
colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph
M. Giesbrecht). |
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"Em
1886, Filoteo Beneducci, acalentando a idéia de encontrar ouro
wm um lugar denominado Pedreira (hoje 4ª Colônia) constrói
até aquele local um caminho férreo disposto a fazer, em
larga escala, explorações desse mineral. Foi todavia infeliz
nas busca do ouro, pois o minério ali encontrado não compensava
o grande dispêndio monetário. Dedicou-se então à
extração de pedras, efetuando embarques pela estrada de
ferro, destinados a São Paulo, sendo essa a primeira indústria
local (...) Em 14 de setembro de 1916, o Governo adquire de Angelo Sestini,
que comprara de Filoteo Beneducci, as terras da 4ª Colônia, linhas,
máquinas e usina elétrica. A usina do hospital, até
1939, forneceu luz à Estação de Juqueri quando
então se verificou, para todo o município, o fornecimento
de energia elétrica pela Empresa Elétrica Bragantina"
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVIII,
IBGE, pp. 326-327, 1957). O hospital citado era o Hospital do Juqueri,
Dr. Felipe Pinel, inaugurado no final do século XIX no atual
município de Franco da Rocha, próximo à antiga
ferrovia do Juqueri. A ferrovia encerrou suas atividades em data indeterminada, mas, como parte de seu equipamento foi vendido à Cia. Melhoramentos no seu encerramento, que por sua vez fecou sua ferrovia em 1971, pode-se imaginar que tenha sido bem antes disto. Em 1957, foi publicado um mapa que ainda mostrava a linha (ver abaixo). |
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