E. F. Agricola São Martinho
(Municípios de Pradópolis, SP)

 

As ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: E. F. Agrícola São Martinho

Bitola: n/d

Extensão: n/d


Data de início das atividades: n/d

Desativação: n/d

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Segundo o Anuário Comercial do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, 1905-1906, de Medeiros & Cia, nesse ano existia uma ferrovia de nome Estrada de Ferro Agrícola São Martinho, que partia da estação de São Martinho (o nome correto era Martinho Prado, hoje estação de Pradópolis), do então ramal do Mogi-Guassu, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e com bitola métrica, e chegava à fazenda São Martinho, hoje no município de Pradópolis. Esse ramal, a partir de 1930, passou a integrar a linha-tronco da Cia. Paulista, com bitola de 1,60 m. O anuário não citava extensão ou bitola na ferrovia particular. A fazenda pertencia na época a Dona Veridiana Prado e filhos.

Foi a única referência que encontrei desta ferrovia. Não encontrei outras informações. Nem mesmo posso confirmar se esta ferrovia realmente operou ou se seria apenas uma concessão existente, mas não exercida.