E. F. Usina Monte Alegre
(Município de Piracicaba, SP)

 

As ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: E. F. Usina Monte Alegre

Bitola: larga (1,60 m)
(1)

Extensão:
55 km (2)

Data de início das atividades: anterior a 1935 (3)

Desativação: provavelmente anos 1960

Proprietários identificados: Família Morganti; família Silva Gordo

Na locomotiva hoje exposta na praça em Guarulhos, SP, bem longe da Usina Tamoio, o símbolo da usina: um UT estilizado (foto Ralph M. Giesbrecht, em outubro de 2005).

Mapa do município de Araraquara em 1958, mostrando a ferrovia da Usina Tamoio, no extremo sul (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XI, IBGE, 1960).

(1) segundo mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol, xx, p. xx, 195-

(2)
segundo a revista Memorial de Piracicaba, nro. 11, Cecilio Elias Netto, p. 239

Relatório no. 3 da Secretaria de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas do Estado de S. Paulo, 1929

(3) segundo o Relatório no. 3 da Secretaria de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas do Estado de S. Paulo, 1929

A Moagem de açúcar começou na fazenda Monte Alegre em 30 de agosto de 1887, estreando os modernos maquinismos ali montados (p. 139).
Abertura do Engenho Central - 1890 (Porto Feliz - 1878; Eng. Central de Piracicaba - 1884; Capivari - 1884) Em 10 de setembro de 1899, a usina passa a pertencer a Manoel Buarque de Macedo, comprada por Rs 500:000$000 (p. 291).
Em 1965 - 55 km de linhas nas terras da usina, que incluíam Santa Rosa e outras

Taquaral foi inaugurada com o trecho final do ramal de Piracicaba, em 1922. Já em 1929, dela partia um ramal particular de 38 km e bitola de 60 cm, pertencente à Refinadora Paulista & Cia., para transporte de açúcar, também conhecido como tramway da Fazenda Monte Alegre, que chegava aos fundos da Escola Agrícola Luiz de Queiroz.


ACIMA: mapa mostrando a ferrovia da Usina
(Mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XI, IBGE, 1960).