E. F. Usina Monte Alegre (Município de Piracicaba, SP) |
As
ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as
como sendo ferrovias que não eram de uso público,
sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas
e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil.
Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio
se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande
maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso,
o que se vê é um estudo com dados mínimos e
colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph
M. Giesbrecht). Proprietários identificados:
Família Morganti; família Silva Gordo |
A
Moagem de açúcar começou na fazenda Monte Alegre
em 30 de agosto de 1887, estreando os modernos maquinismos ali montados
(p. 139). Abertura do Engenho Central - 1890 (Porto Feliz - 1878; Eng. Central de Piracicaba - 1884; Capivari - 1884) Em 10 de setembro de 1899, a usina passa a pertencer a Manoel Buarque de Macedo, comprada por Rs 500:000$000 (p. 291). Em 1965 - 55 km de linhas nas terras da usina, que incluíam Santa Rosa e outras Taquaral foi inaugurada com o trecho final do ramal de Piracicaba, em 1922. Já em 1929, dela partia um ramal particular de 38 km e bitola de 60 cm, pertencente à Refinadora Paulista & Cia., para transporte de açúcar, também conhecido como tramway da Fazenda Monte Alegre, que chegava aos fundos da Escola Agrícola Luiz de Queiroz. |
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