As
ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as
como sendo ferrovias que não eram de uso público,
sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas
e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil.
Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio
se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande
maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso,
o que se vê é um estudo com dados mínimos e
colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph
M. Giesbrecht).
Nome: E. F. do Engenho Vitória
Bitola: métrica (1 m) e larga (1)
Extensão: x km
Data de início das atividades: anteriormente
a 1917
Desativação: antes de 1949
(1) Almanach de São Carlos - 1916-1917
ACIMA: Localização do Engenho Vitória num
mapa de hoje (Google Maps, 2010 - diagramação Alfeo
Röhm).
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O engenho Vitória,
com algumas fotografias e anúncios pubçicados no Almanach
de São Carlos em 1916-1917 e reproduzidas abaixo, tinha algumas
linhas com ambas as bitolas (lembrando que nessa época havia
duas linhas para São Carlos da Cia. Paulista, uma com cada
bitola, fora os ramais de Ribeirão Bonito e de Água
Vermelho, métricos), que aparentemente eram desvios particulares
(desvio=pequeno ramal). Ele foi desativado antes de 1949, ano em que
a área do engenho foi loteada e ruas construídas nas
suas antigas terras, surgindo a Vila Prado. Era muito próximo
à estação central de São Carlos, ficando
entre as ruas Benjamin Constant, Ana Prado e General Osório.
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