E. F. do Engenho de Villa Rafard
(Municípios de Rafard e Capivari, SP)

 

As ferrovias industrais, ou particulares, do Brasil - aqui classificando-as como sendo ferrovias que não eram de uso público, sendo utilizadas apenas dentro de empresas, indústrias, usinas e outras - foram pouquíssimo estudadas e pesquisadas no Brasil. Uma ou outra têm mais informação: seu patrimônio se esvaiu há décadas, vendido como sucata em grande maioria, sem que sua memória tenha sido resgatada. Por isso, o que se vê é um estudo com dados mínimos e colhidos em fontes diversas, nem sempre confiáveis (Ralph M. Giesbrecht).

Nome: E. F. do Engenho Central de Piracicaba

Bitola: métrica (1 m)
(1)

Extensão:
x km (1)

Data de início das atividades: n/d

Desativação: n/d


Na locomotiva hoje exposta na pra.

(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XI, IBGE, 1960).

(1) segundo a obra Usinas Açucareiras de Piracicaba, Villa Rafard, Porto Feliz, Lorena e Cupim, Missão de Inspecção do Senhor J. Picard, Engenheiro, de 1 de março a 15 de julho de 1903, Editora Hucitec, Editora Unicamp, São Paulo, 1996, p. 61


Abertura do Engenho Central de Monte Alegre - 1890 (Porto Feliz - 1878; Eng. Central de Piracicaba - 1884; Capivari - 1884)


ACIMA: mapa mostrando a ferrovia da Usina
(Mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XI, IBGE, 1960).