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Vila Augusta
Guarulhos
Cumbica
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Cantareira-1950
Guia Levi-1962
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Cantareira
(1915 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1965) |
GUARULHOS
Município de Guarulhos, SP |
Ramal de Guarulhos - km 20,740 (1960) |
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SP-0762 |
Altitude: 729 m |
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Inauguração: 04.02.1915 |
Uso atual: guarda civil metropolitana (2003)
- o prédio é uma replica do original, demolido c. 1968 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: réplica |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que,
aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal
e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã).
Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária,
Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser
abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve
a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia
o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do
ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter
sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas
estações foram demolidas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guarulhos foi inaugurada em 1915, como terminal do ramal
de Guarulhos.
A partir da primeira metade dos anos 1940, passou a sair de lá
um ramal - na verdade, a continuação da linha - para
a Base Aérea de Cumbica. Esse ramal foi extinto juntamente
com o ramal de Guarulhos, em 31/5/1965.
A estação de Guarulhos foi desativada em 1965,
com o ramal. Era uma estação de madeira que em 2016
servia de sede para a Guarda Civil Metropolitana, na Praça
Quarto Centenário, no centro da cidade de Guarulhos.
A estação foi demolida e depois reconstruída.
Portanto, a que hoje está lá é uma réplica
da original. Junto a ela, de um lado, uma casa amarela, que pertenceu
à ferrovia, e que em 2016 era sede do arquivo municipal; do
outro lado, uma locomotiva antiga, da Usina Tamoio, de Araraquara,
que, segundo consta, estava num sucateiro da cidade e foi resgatada
pela Prefeitura, que a deixou exposta em frente à plataforma
da antiga estação.
ACIMA: Inauguração da estação
de Guarulhos, em foto publicada em 13 de fevereiro de 1915 na revista
O Pirralho (Acervo Paulo Castagnet).
ACIMA: Pátio da estação
com diversas locomotivas diesel, c. 1960 (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A estação
com um trem de passageiros, c. 1960 (Autor desconhecido - sigla na
foto "embitt scan").
ACIMA: Estação de Guarulhos, logo após a retirada
dos trilhos da Cantareira, por volta de 1966. Logo depois seria demolida
(Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local; Edson
Rodrigues; Paulo Castagnet; Massaimi Kichi; Carl Heinz Hahmann;
Glaucia G. Carvalho; Arquivo Histórico de Guarulhos; O
Pirralho, 1915; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guia Levi, 1962; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em foto publicada em 22/5/1936, no Correio de S. Paulo |
A estação de Guarulhos, engalanada em 22/04/1947,
na inauguração da bitola métrica do ramal.
Foto Carl Heinz Hahmann |
A estação de Guarulhos, provavelmente no final
dos anos 1950. Foto Massaimi Kishi |
A estação já funcionando como escola, nos
anos 1980 (?). Acervo Arquivo Histórico de Guarulhos |
A réplica da estação em 16/11/2003, vista
no sentido de Vila Augusta. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A réplica da estação em 16/11/2003, vista
no sentido de Cumbica. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A "casa amarela", em 16/11/2003 e em frente à antiga fachada
da réplica da estação. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht |
A locomotiva da Usina Tamoio, em 16/11/2003. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht |
A réplica da estação em 16/11/2003, vista
no sentido de Cumbica. Do lado direito, ao fundo, a locomotiva.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
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Atualização:
20.07.2023
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