Os Guias Levi (1897-1984)



Os "Guias Levi", um horário geral das estradas de ferro brasileiras, como ele próprio se chamava, teve a sua primeira edição em 1897.

Não sei se já era mensal; sei que, pelo menos a partir de 1908 e até o final de 1979, era uma publicação mensal que publicava os horários dos trens de passageiros em todo o Brasil. A partir de 1980 até 1984, o Guia passou a lançar uma única edição por ano e, embora as linhas de passageiros já fossem bem poucas, ele não mostrava mais todo o Brasil - apenas São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Outra coisa: segundo o Guia, não teria havido alteração alguma nos horários no decorrer desses cinco anos. Sabemos que isso não é verdadeiro.

Os Guias Levi mais antigos aos quais tive acesso foram os de 1908, 1909 e 1910. Nessa época, eles não mostravam todos os Estados do Brasil. Lembro-me que mostrava São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, a partir de 1909, o Paraná.

A partir de 1932, posso garantir que ele mostrava todas as linhas brasileiras.

Não tive acesso a nenhum destes Guias entre 1911 e 1932.

O que se sabe é que ele obtinha as informações dos horários das próprias ferrovias e o republicava. Portanto, é certo que haja erros. A experiência com sua leitura mostra que seu grau de confiabilidade decrescia à medida que as ferrovias iam se deteriorando.

Um erro clássico e notório é o Guia mostrar os horários de trens de passageiros de uma linha que foi fechada (comprovadamente) em fevereiro de 1962 (o ramal de Água Vermelha, da Cia. Paulista, em São Carlos, SP) até o final das edições de 1965, quando os trilhos do ramal foram arrancados no início de 1964.

Portanto, as informações que estão contidas nas páginas deste site se baseiam nos horários desse guia em muitas edições. É importante que se saiba que pode haver discrepâncias entre as informações neles contidas e aqui eventualmente reproduzidas e o que algumas pessoas tenham presenciado efetivamente ao usar esses trens quando ainda em operação.

(Texto: Ralph M. Giesbrecht)