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VXY Mogiana em MG
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Hospedaria dos Imigrantes
Hipódromo
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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São Paulo Railway (1876-1946)
E. F. Santos a Jundiaí (1946-anos 1950)
HIPÓDROMO
Município de São Paulo, SP
Ramal do Hipódromo - km   SP-3191
Altitude: -   Inauguração: 12.1876
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: era apenas uma plataforma
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal do Hipódromo foi construído provavelmente junto com a abertura do Hipodromo de São Paulo, que se situava na rua do Hipodromo, em 1875. Tinha apenas a estação terminal que facilitava a ida dos espectadores das corridas. A linha passava pela rua dos Trilhos (que mantém o nome até hoje) e o ramal partia próximo à estação da Hospedaria dos Imigrantes. O ramal deixou de funcionar nos anos 1940 e os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: O Hipódromo de São Paulo foi aberto ao público em 29 de outubro de 1876, depois de pelo menos dois adiamentos (ver caixas abaixo, de 1876). Chamava-se Clube de Corridas Paulistano, depois tomando o nome de Jockey Clube de São Paulo, ou Hipodromo Paulistano. Foi aberto na Mooca.

A estação Hipódromo ficava na rua Bresser. Porém, há dúvidas sobre se a abertura do ramal foi mesmo em dezembro de 1876 ou se isso ocorreu em setembro de 1877 (veja caixa abaixo, de 23/9/1877).

O ramal, que no dia da abertura das operações do Hipódromo ainda não funcionava, passou a ter trens no início de dezembro de 1876 (ver caixa abaixo, de 1876). Ele saía próximo à estação da Hospedaria dos Imigrantes, na linha da SPR, e seguia pela rua dos Trilhos, que ganhou este nome por causa do ramal e também manteve o nome até hoje, até, depois de cerca de um quilômetro, terminar numa estação, a do Hipódromo, que era uma plataforma não coberta, comprida o suficiente para receber dois trens de uma vez nos dias de corrida. A estação, também foi chamada de Mooca (nada a ver com a estação do mesmo nome, construída pela SPR nos anos 1890 na linha tronco da ferrovia - ver caixa abaixo, de 1877).

Em 1895, o mapa da cidade já mostrava os trilhos do ramal. Havia trens diários que partiam da Luz às 11 da manhã e à uma da tarde, e voltavam às 11:15 e à 1:15. No dia das corridas a empresa disponibilizava trens especiais para a ida e a volta dos assistentes, sempre vestidos a caráter para o dia especial.

Durante a semana, o ramal era utilizado por trens de carga para envio de matérias primas às grandes firmas da Mooca como o Cotonifício Rodolfo Crespi, I.R.F. Matarazzo, Fiação e Tecelagem Aramina, Cia. Paulista de Louças Esmaltadas; Lanifício Varam, Gráfica Urupês, Fábrica Fileppo e a Colchões Epeda.

Também transportava cavalos para as terras da Família Paes de Barros, tanto no alto da avenida que hoje tem seu nome como nas terras mais baixas onde havia grandes criadores de animais de raça. Como a pista da Mooca tinha o córrego Cassandoca que passava dentro dela e isso era a causa de constantes enchentes e alagamentos, em 1941 o Jockey mudou-se para o atual local, no bairro da Cidade Jardim, abandonando o velho campo.

Nos anos 1950 o ramal foi desativado e os trilhos retirados. Dizem que ainda existem vestígios da plataforma da antiga estação num terreno baldio na esquina das ruas do Hipódromo e dos Trilhos. A conferir.


ACIMA: Anuncio para a inauguração do Hipodromo Paulista, que deveria dar-se em 15 de outubro de 1876. Porém, ele somente abriu, ainda sem o acesso pelo ramal, em 29 de outubro, devido as chuvas constantes no período - CLIQUE SOBRE O ANUNCIO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de S. Paulo, várias edições entre 8 e 30/10/1876).

1876
AO LADO:
Horários do trem para o Hipodromo - o horário combinava linhas da E. F. do Norte e da SPR, sendo que o anúncio acima foi feito pela E. f. do Norte, também chamada de E. F. S. Paulo - Rio de Janeiro. Havia anúncios feitos pela SPR, também (A Provincia de S. Paulo, 2/12/1876).

1876
AO LADO:
Com o adiamento da corrida de 5 de dezembro para o dia 8, os trens correram somente neste último dia (A Provincia de S. Paulo, 5/12/1876).

1877
AO LADO:
Neste horario, a SPR chamava a estação do Hipodromo de Mooca (A Provincia de S. Paulo, 08/05/1877).

1877
AO LADO:
Nesta noticia de setembro de 1877,a SPR afirma que estendeu os trilhos até o Hipodromo. Isto levanta duvidas sobre se o ramal e a estação já existiam desde dezembro de 1876 ou tinham sido abertos somente agora (A Provincia de S. Paulo, 23/11/1877).

1923
ACIMA:
Atropelado pelo trem do joquei. Impossivel saber se o atropelamento ocorreu na linha da rua dos Trilhos ou na linha principal. O quilometro citado na reportagem é ilegível (O Estado de S. Paulo, 26/2/1923).

ACIMA: Mapa do ramal, que entrava pela rua dos Trilhos, rua que, mesmo sem eles, ainda mantém o nome nos dias atuais (Cessão Wanderley Duck).

ACIMA: Horario do trem Luz-Braz-Hippodromo em 1922 (O Estado de S. Paulo, 21/1/1922).
ABAIXO: O hipódromo, em julho de 1924, com marcas de tiros em seus muros durante a revolução desse ano. A rua é a rua Bresser, para onde davam fundos as arquibancadas. Os trilhos vistos não são do ramal, que entrava pela rua dos Trilhos, mas são do bonde que passava por ali (Foto Revista da Semana, 1924).

ACIMA: Anuncio para a venda de onde um dia foi a estação e o pátio de manobras? Ou incluiria o próprio hipódromo, desativado dede 1942? (Folha de S. Paulo, 22/12/1966).

(Fontes: Marcos Eduardo Alves; Wanderley Duck; http://www.belapauliceia.com.br; O Estado de S. Paulo, 1923; M. Lavander Jr. e P. A. Mendes: SPR - Memórias de uma inglesa, 2005; Revista da Semana, 1924; Folha de S. Paulo, 1966; O Estado de S. Paulo)
     

Estação do Hipódromo, sem data. Ao fundo, o Cotonifício Crespi. Foto sem data do jornal O Estado de S. Paulo
     
     
Atualização: 17.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.