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Saguaragi
Ibirarema
Ceres
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1974
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Sorocabana Railway
(1914-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
IBIRAREMA
(antiga PAU D'ALHO)
Município de Ibirarema, SP |
Linha-tronco - km 549,494 (1924);
km 536,594 (1934); 488,661 (1960) (*) |
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SP-2032 |
Altitude: 464 m |
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Inauguração: 12.02.1914
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Uso atual: centro cultural (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872 e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1914 como Pau D'Alho e deu origem ao atual município.
A estação passou a se chamar Ibirarema a partir
de 12 de junho de 1945 (Revista Nossa Estrada, no. 177, março
de 1953).
A estação original foi substituída por outra
mais moderna em 1950.
Em 1971, A Sorocabana cancelou um dos trens (o LR-3) de passageiros que paravam nas estações de Palmital, Salto Grande, Ibirarema e Cândido Mota, todas próximas, o que gerou protestos dos usuários.
Até 2001, estava como muitas outras: suja, depredada e abandonada
à própria sorte. Graças a um acordo, a Prefeitura da cidade a assumiu, junto com as demais construções
e casas de ferroviários, transformando totalmente a área
em uma nova opção de lazer e serviços na pequena
cidade. Biblioteca, casa de congelados e órgãos municipais
variados ocuparam então o conjunto, numa clara demonstração
de que havia uma saída viável para nossas estações
ameaçadas.
Em 2017, a estação foi re-repintada externamente. Em 2023 estava em ótimo aspecto e servia como bibilioteca e centro cultural.
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1912
AO LADO: Os trilhos já
estavam chegando à futura estação (Correio
Paulistano, 21/11/1912).
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1921
AO LADO: Melhoramentos para a estação de Ibirarema (O Estado
de S. Paulo, 23/2/1921). |
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1926
AO LADO: Inaugurações
de melhorias na estação de Ibirarema (O Estado
de S. Paulo, 14/9/1926).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
Extensão dos desvios para 130 m; 1934 - Instalação
de luz
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1934
AO LADO: A cidade de Campos Novos queria uma linha para ela que, na época, era um distrito do município de Paraguassu. Inicialmente, a linha estava prevista para sair do posto de Saguaragy. Agora, Já alguns meses mais tarde, a linha estava prevista para sair de Pau D'Alho - hoje Ibirarema (O
Estado de S. Paulo, 30/6/1934). |
ACIMA: A estação original
de Ibirarema, em foto de 1944 (Cessão Clayton Marquezani
Pereira).
ACIMA: A estação original
de Ibirarema, em outra foto de 1944 (Cessão Clayton Marquezani
Pereira).
ACIMA: A segunda estação (a atual) da cidade sendo construída em 1950 (Jornal de Noticias, São Paulo, 20/8/1950).
ACIMA: A Sorocabana em 1956, passando por Ibirarema - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IGG, 1956).
1971
AO LADO: Fim dos trens LR-3 de passageiros para a estação de Ibirarema e mais três - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de
S. Paulo, 13/02/1971) |
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ABAIXO: Uma das famosas locomotivas "francesas"
que vieram para trafegar no trecho da ex-Mogiana eletrificada (Campinas-Casa
Branca) em 1985 e que nunca chegaram a trafegar, exceto por algumas
viagens de teste, como esta, feita na linha-tronco da então
já ex-Sorocabana. Aqui ela posa em frente à estação
de Ibirarema, por volta de 1986. Como se sabe, praticamente
todas as aproximadamente vinte dessas locomotiva que chegaram importadas
(exceto duas, que foram montadas) jazem apodrecendo em caixotes até
hoje (foto Wagner Christiani).
ACIMA: A linha férrea, com os postes
da eletrificação hoje inúteis, sai da cidade
de Ibirarema no sentido São Paulo e logo depois praticamente
encosta na rodovia Raposo Tavares, para imediatamente voltar ao mar
de cana para seguir a Ourinhos (Foto Ralph M. Giesbrecht, 28/12/2010).
ACIMA: A estação em 13/7/2023 (Foto Arnaldo Bernardo).
(Fontes: Arnaldo Bernardo, 2023; Adalton Exposito, 2021; Alejandro Polvorines, 2017; Clayton
Marquezani Pereira, 2015; Douglas Razzaboni, 2002; Fabio Vasconcelos, 2008; Correio
Paulistano, 1912; Nossa Estrada, 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Casa da vila ferroviária, reformada e bela, em 27/07/2002.
Foto Douglas Razaboni |
A estação, reformada e bela, em 27/07/2002. Foto
Douglas Razaboni |
A estação, reformada e bela, em 27/07/2002. Foto
Douglas Razaboni |
A estação, reformada e bela, em 27/07/2002. Foto
Douglas Razaboni |
Casas da vila ferroviária, reformadas e belas, em 27/07/2002.
Foto Douglas Razaboni |
Fachada da estação de Ibirarema em junho de 2008.
A conservação externa já deixa a desejar.
Foto Fábio Vasconcelos |
A estação em 2015. Cessão Clayton Marquezani
Pereira |
A estação em 30/8/2017, já com outra pintura.
Foto Alejandro Polvorines |
A estação em 31/10/2021. Foto Adalton Exposito |
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Atualização:
22.08.2023
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