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Lussanvira
Ilha Seca
Timboré
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mapa OESP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1910-1941) |
ILHA SECA
Município de Pereira Barreto, SP |
Linha-tronco original - km 403,480 |
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SP-1540 |
Altitude: - |
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Inauguração: 13.05.1910 |
Uso atual: submersa |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já desaparecida) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Lussanvira era parte do tronco da Noroeste até pelo menos 1940,
quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba
a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de
malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando
problemas para os ferroviários e moradores da região.
Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido,
pois era o que apresentava piores condições para tráfego
e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo
o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação,
foi submergido pela construção da represa de Três
Irmãos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ilha Seca foi aberta no tronco da Noroeste em 1910. Ali
estava afazendado o português João Ramos da Cruz
e existia um pequeno povoado com uma agência avançada
de correio no sertão, gujo agente era Alfredo Felicissimo.
O terror do local era o valentão Isaias de Tal.
Ilha Seca foi a estação de onde partiram, após
a chegada por trem, os passageiros que se dirigiam à fazenda
Guanabara, de Antonio Joaquim de Moura Andrade, fundador de
Andradina, nas terras dessa fazenda. Na verdade, a fazenda
foi demarcada com gente que desceu na estação de Ilha
Seca em 1929 e de lá partiu traçando uma trilha
até chegar ao ponto central da futura fazenda. Junto à
estação ficavam os carros de aluguel que transportavam
os viajantes dali à fazenda ao sul.
"Na década de 1930 o transporte na região era
bem precário.
Havia uma jardineira que saía às 8 horas de Araçatuba
e chegava às 15 horas na estação de Ilha Seca,
próxima de Lussanvira. Havia uma baldeação para
a jardineira mista da Empresa São Sebastião com destino
a Andradina com previsão de chegada entre 20 e 24 hs, se não
houvesse contratempos" (Luziana Queiroz Alcântara,
Andradina - A Terra do Rei do Gado).
Pelo fato de a linha estar em uma zona onde grassava em alta escala
a malária, foi construída entre 1926 e 1937 uma variante
mais ao sul entre Araçatuba e Jupíá,
que em 1940 passou a ser a linha-tronco da Noroeste.
Por isso, em 20 de janeiro de 1941 a estação foi fechada
e os 77 km de trilhos que existiam entre Lussanvira e Jupiá
foram arrancados (autorização oficial de 2/12/1940).
Depois da desativação da estação
e da linha, tudo o que havia na região foi inundado pela represa
de Três Irmãos, inclusive a estação.
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1911
AO LADO: Problema com índios na região
da estação de Ilha Seca, que já estava
em funcionamento (O Estado de S. Paulo, 13/3/1911). |
ACIMA: Fotografias da linha da Noroeste que corria
junto ao rio Tietê inteiramente coberta pelas águas das
grandes enchentes que caracterizaram os meses de janeiro e fevereiro
de 1929. Na foto acima, o trem atravessa os quilômetros 393
e 394, inundados na extensão de 800 metros, entre as estações
de Lussanvira e de Ilha Seca (Fotografias da revista
O Cruzeiro, 18 de maio de 1929, página 20, acervo Ralph M.
Giesbrecht).
.ACIMA: Com mais de um metro de água
sobre os trilhos, os passageiros fizeram sobre gôndolas o percurso
da linha submersa pela enchente do Tietê (Fotografias da revista
O Cruzeiro, 18 de maio de 1929, página 20, acervo Ralph M.
Giesbrecht).
1941 - ACIMA: Protesto de usuários das estações de Itapura e de Ilha Seca contra o fechamento iminente e já anunciado do ramal Lussanvira-Itapura - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER O TEXTO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 17/1/1941).
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1911 e 12/10/1944; O Cruzeiro, 1929; Luziana Queiroz Alcantara: Andradina - A Terra do Rei do Gado) |
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Atualização:
21.02.2022
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