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Mandaqui
Invernada
Parada Sete
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Saída do ramal do Horto: Parada
Pinto
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Cantareira-1950
Guia de S.Paulo-1964
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Cantareira
(1908 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964) |
INVERNADA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 8,194 (1960) |
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SP-2108 |
Altitude: 768 m |
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Inauguração: 1908 |
Uso atual: demolida em 2007 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908? |
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HISTORICO DA LINHA: O Tramway
da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção
da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte
ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari,
na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895,
foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos
e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como
a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro,
era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até
o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal
para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo
tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados.
O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais
afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado
à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola
estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho
mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto
a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho
original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi
suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe
hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi,
o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos. |
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A ESTAÇÃO: A estação da
Invernada foi aberta em 1908, provavelmente por causa da abertura
do ramal da Pedra Branca.
Mais tarde, o ramal foi prolongado pelo Horto Florestal,
retornando à linha-tronco da Cantareira um pouco antes da estação
do Tremembé. Com isso, a linha se bifurcava em Invernada,
seguindo para o norte diretamente para a estação do Tremembé,
enquanto a linha que seguia para o oeste passava pelo agora chamado
ramal do Horto, onde haviam várias estações, retornando para
a estação do Tremembé.
Numa das fotos abaixo (de Carl Heinz Hahmann e Charles
Small), vêem-se as locomotivas no. 15 e no. 4, uma esperando
a outra para seguir para a estação Parada Pinto, no
ramal do Horto. Em 1964, a estação foi desativada com as duas
linhas.
Depois da desativação serviu como moradia. Sendo de
madeira, foi um milagre que tenha sobrevivido tanto tempo até
ter sido demolida em setembro de 2007. Aliás, foi demolida
estando em processo de tombamento pelo Compresp, o que é ilegal,
embora contem alguns moradores do local que a estação
realmente teria caído e não sido demolida, depois de
supostamente o seu morador ter tentado fazer algumas modificações
dentro da construção.
Em 2018, somente existia sua plataforma de concreto em meio a um matagal.
1941 -
ACIMA: Desastre próximo à estação da Invernada, que fica no Barro Branco. Curiosamente, não foi citado o nome da estação na reportagem - CLIQUE NA FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 15/4/1941). |
ACIMA: Mãos francesas de madeira
na plataforma da estação em 2004 (O Estado de S. Paulo,
30/4/2004).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio C. Paiva; Carl
Heinz Hahmann) |
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Estação de Invernada, 1955. Foto Carl Heinz Hahmann |
A estação em 1993. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 1995. Foto Julio C. Paiva |
A estação em 28/01/1999, parte encoberta pelo
muro. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
23.11.2018
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