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VXY Mogiana em MG
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Mandaqui
Invernada
Parada Sete
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Saída do ramal do Horto: Parada Pinto
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Cantareira-1950

Guia de S.Paulo-1964
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Cantareira (1908 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964)
INVERNADA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 8,194 (1960)   SP-2108
Altitude: 768 m   Inauguração: 1908
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1908?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Invernada foi aberta em 1908, provavelmente por causa da abertura do ramal da Pedra Branca. Mais tarde, o ramal foi prolongado pelo Horto Florestal, retornando à linha-tronco da Cantareira um pouco antes da estação do Tremembé. Com isso, a linha se bifurcava em Invernada, seguindo para o norte diretamente para a estação do Tremembé, enquanto a linha que seguia para o oeste passava pelo agora chamado ramal

ACIMA: Mãos francesas de madeira na plataforma da estação em 2004 (O Estado de S. Paulo, 30/4/2004).
do Horto
, onde haviam várias estações, retornando para a estação do Tremembé. Numa das fotos abaixo (de Carl Heinz Hahmann e Charles Small), vêem-se as locomotivas no. 15 e no. 4, uma esperando a outra para seguir para a estação Parada Pinto, no ramal do Horto. Em 1964, a estação foi desativada com as duas linhas. É uma das poucas estações que ainda estão em pé, servindo como moradia. Sendo de madeira, é um milagre que tenha sobrevivido tanto tempo até ter sido demolida em setembro de 2007. Aliás, foi demolida estando em processo de tombamento pelo Compresp, o que é ilegal.
     

Estação de Invernada, 1955. Foto Carl Heinz Hahmann

A estação em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 28/01/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 28/01/1999, parte encoberta pelo muro. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 03.06.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.