Itapura, SP


Acima, à esquerda, o prédio da Colônia Militar de Itapura (construído em 1858 e hoje abandonado já há pelo menos 15 anos), em 1996, e, à direita, em 2006 (Fotos O Estado de S. Paulo). Abaixo, à esquerda, a Colônia, e, à direita, o antigo posto policial da cidade velha, que escapou, como a colônia, da submersão por estar numa parte mais alta da cidade (Fotos Ismael Gobbo).


Acima, desenho a nanquim do Salto de Itapura, nos anos 1930 (Autor: Moacir Campos, acervo Ralph M. Giesbrecht). O salto desapareceu no final dos anos 1960 sob as águas da represa de Três Irmãos. Abaixo, mais três fotos do antigo salto, nos anos 1930 (Acervo Ralph M. Giesbrecht). Embaixo, à direita, área inundada pela represa em Itapura. À esquerda da foto, a caixa d'água antiga, à direita a parte elevada da usina hidroelétrica de onde saíam as linhas de transmissão (Foto Ismael Gobbo em 2006).


AI ESTA A FOTO QUE MOSTRA A ÁREA DO LAGO QUE ENCOBRIU A CIDADE DE ITAPURA ANTIGA. VOCÊ VÊ A ESQUERDA A CAIXA D' AGUA DA CIDADE QUE FICOU FORA DAGUA. TAMBEM NO CANTO DIREITO AINDA PODE SER VISTA A PARTE MAIS ELEVADA DA USINA HIDROELETRICA - DE ONDE SAIAM AS LINHAS DE TRANSMISSÃO. ABS. ISMAEL