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Aguapeí
Lavínia
Mirandópolis
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Tronco NOB - 1935
mapa-1946
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LAVÍNIA
Município de Lavínia, SP |
Variante de Jupiá - km 84,300 (1937)
Linha-tronco - km 365,155 (1949) |
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SP-1460 |
Altitude: 450 m |
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Inauguração: 01.08.1935 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir
de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Lavínia foi aberta em 1935, como ponta da variante de Jupiá,
permanecendo assim por cerca de um ano. Segundo consta,
o nome foi dado como homenagem à esposa do fundador do local,
em 1933. Ele, Coronel Joaquim Franco de Mello, ela, Lavinia Dauntre
Salles de Mello (Wikipedia, 8/9/2013).
Porém, a estação era repetidas vezes chamada de Perobal quando ainda estava em construção. Referências a esse nome existem na imprensa em 1933, 1934 e mesmo 1935.
Em 1940, passou a integrar a linha-tronco da Noroeste.
Em 1944 ainda se discutia o nome da estação, que, embora jamais tenha deixado de se chamar Lavínia, tinha o bairro de Perobal junto à estação (ver caixa abaixo - 1933, 1934 e 1944).
A estação ainda estava de pé em 2010, usada pela
ALL. Em 2016, estava abandonada, em ruínas.
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1933
AO LADO: Quem doou terras para a estação. Porém, a inauguração prevista só ocorreria dois anos mais tarde (O Estado de S. Paulo,
4/8/1933). |
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1934
AO LADO: O nome Perobal e não Lavinia era sempre citado quando se referia à futura estação. Na época tudo ali pertencia ao município de Mirandopolis (O Estado de S. Paulo,
4/8/1934). |
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1935
AO LADO: Abertura da estação (O Estado de S. Paulo,
4/8/1935). |
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1935
AO LADO: A notícia sobre a inauguração
da estação (Correio
Paulistano, 7/8/1935)
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1935
AO LADO: A notícia sobre a inauguração
da estação era igual, mas havia um interessante comentário a mais no jornal O Estado de S. Paulo, de 7/8/1935, que se referia à terraplanagem da estação) |
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1935
AO LADO: Dois meses e meio após a abertura da estação a imprensa ainda se referia a Perobal (O Estado de S. Paulo,
24/10/1935). |
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1944
AO LADO: Em 1944, era contada a história
da estação de Lavinia e suas rixas de patrimônios
(Mathias Arrudão, em O Estado de S. Paulo, 13/7/1944).
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ACIMA: A estação de Lavínia,
carregada de mercadorias recebidas ou esperando despacho pela ferrovia
, em foto sem data, provavelmente anos 1940 (Acervo Instituto Geográfico
e Cartográfico).
ACIMA: Cargueiro da ALL na estação de Lavilia (Autor e data desconhecidos).
(Fontes:
Silvio Rizzo; José H. Bellorio; Sebastiao P. Nunes; Correio
Paulistano, 1935; O Estado de S. Paulo, 1944; Wikipedia, 2013; Folha
da Região, Araçatuba, 13/9/2009; IGC; E. F. Noroeste:
relações oficiais de estações, 1937/49;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Lavínia em 10/1979. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Lavínia em 10/1979. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Lavínia em 24/7/2004. Foto
Sebastiao P. Nunes |
A estação de Lavínia em 24/7/2004. Foto
Sebastiao P. Nunes |
A estação em ruínas em 13/7/2016. Foto
Silvio Rizzo |
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Atualização:
05.11.2021
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