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Vicente Carvalhaes
Itamogi
Tapir
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ramal de Passos - 1950
Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1913-1971)
FEPASA (1971-c.1990) |
ITAMOGI
(antiga POSSES e ARARY)
Município de Itamogi, MG |
Ramal de Passos - km 68,708 (1938) |
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MG-1701 |
Altitude: 996 m |
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Inauguração: 15.08.1913 |
Uso atual: museu histórico (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros
ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado
aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em
fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi eliminado,
sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente
ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas,
e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião
do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas.
Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi
abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho
entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos,
mas as cargas de cimento deixaram de circular já há
anos e o abandono da linha é total. O trecho final até
Passos teve também os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itamogi foi inaugurada em 1913 com o nome de Posses.
Foi ponta de linha durante cerca de um ano. Que linha? Na época,
era o "Prolongamento da linha de Monte Bello a Santa Rita
de Cássia". Explicando melhor: a linha, a concessão
comprada da Sul Mineira, iria de Tuiuti - hoje Juréia,
e que realmente ficava em Monte Belo, e ali se encontrava
com a linha da Sul Mineira - até Santa Rita de Cássia,
local que jamais chegou: parou antes, em São Sebastião
do Paraíso.
Em 1924, o nome foi alterado para Arary.
Em 1944, por determinação do CNG, teve o nome novamente
mudado para Itamogi.
O prédio da estação ficou por anos em mau estado,
com vidros quebrados e toda pichada, servindo de moradia para um ex-funcionário
da companhia e sua família, e também como depósito
da prefeitura. "Do lado de fora ouvem-se os pombos que, servindo-se
do aparente abandono, fizeram seus ninhos nos cômodos que servem
como depósito" (Rossana Romualdo,
07/2001).
Em 2003, a Prefeitura entregou a estação reformada,
transformada no Museu Histórico Municipal Júlia Venâncio
Guimarães. "A única coisa estranha foi a colocação,
ao lado da plataforma, do marco da Estrada Presidente Dutra (terra),
de 1950, que liga Monte Santo a Itamogi (antiga MG 147, se não me
engano). O marco se encontrava na divisa dos municípios e foi removido
de lá há cerca de um ano e meio" (Julio Florez,
22/04/2003).
Em 2019 a antiga estação estava em excelente aspecto
externamente.
ACIMA: Anuncio de abertura da estação
de Posses em 1913 (O Estado de S. Paulo, 20/8/1913).
ACIMA: A estação
de Arary, provavelmente anos 1930 (Acervo Lucas _).
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Itamogi em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Itaguaba com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS-(o que?) e CD-caixa d'água) (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
(Fontes: Marcelo Mathias;
Lucas _; Rossana Romualdo; Julio Florez; O Estado de S. Paulo, 1913;
Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1900-69; Cia. Mogiana: Relação
oficial de estações, 1937; Guia Levi, 1941; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1977. Foto cedida por Marcelo Mathias,
Ribeirão Preto, SP |
A estação de Itamogi, em 07/2001. Foto Rossana
Romualdo |
A estação de Itamogi, em 07/2001. Foto Rossana
Romualdo |
A estação após a reforma, em 2003. Foto
Julio Florez |
A estação após a reforma, em 2003. Foto
Julio Florez |
A estação em 2005. Foto Marcelo Mathias |
A estação em 31/12/2010. Foto ONRB/Panoramio |
A estação em 9/1/2019, por Silvio Rizzo |
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Atualização:
15.05.2019
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