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VXY Mogiana em MG
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Monte Belo
Juréia
Trompowsky
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Ramal da Juréia - 1935
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Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1914-1966)
JURÉIA
Município de Monte Belo, MG
Ramal de Juréia - km 74,330 (1938)   MG-2508
    Inauguração: 07.09.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Tuiuti, nome inicial do ramal da Mogiana que corria todo ele em território mineiro, teve sua origem na E. F. Muzambinho, adquirida pela Mogiana junto ao Governo daquele Estado em 30/07/1907, antes inclusive da ferrovia ter suas obras iniciadas. Em 1913, a linha foi finalmente aberta de Guaxupé a Muzambinho, e em 1914 chegava a Tuiuti, antigo nome da estação de Juréia, onde se encontrava com a linha da Rede Mineira que vinha de Cruzeiro, na Central do Brasil, no leste do Estado de São Paulo e atravessava todo o sul do Estado de Minas Gerais. Em 1944, o ramal passou a se chamar ramal de Juréia. Finalmente, em 7/11/1966 o ramal foi fechado definitivamente pela Mogiana, e os trilhos retirados alguns anos depois.
 
A ESTAÇÃO: Na construção do trecho do ramal de Tuiuti trabalhavam portugueses, espanhóis, italianos e até japoneses, predominando, porém, os portugueses. O traçado da ferrovia, desde a sua construção, foi sempre o mesmo. Não se modificou absolutamente nada. Na construção, usou-se a carroça. Quem as conduzia para os aterros e desaterros eram os molecotes que eram apelidados de opinantes. Os burros estavam tão acostumados que faziam o trajeto sozinhos. Já o trecho da E. F. Muzambinho - em 1908 incorporada à E. F. Minas e Rio, e em 1910 ambas passaram a integrar a Rede Sul Mineira - entre Três Corações e Tuiuti foi construído em 1909, portanto a Mogiana chegou ali com 5 anos de atraso. Existiria já a estação desde 1909, operada pela RSM? Existem inclusive fontes que afimam que a linha já funcionaria desde 1913. Esse trecho da RMV tinha o nome de Monte Belo. Aliás, tanto o ramal de Tuiuti quanto o de Passos eram de concessão da EF Muzambinho, mas foi cedido à Mogiana, que os construiu. A estação de Tuiuti teria sido finalmente inaugurada pela Mogiana apenas em 1914, como ponta de linha do ramal ao qual dava o nome. Servia de entroncamento com a linha Cruzeiro-Tuiuti, da Rede Sul Mineira, ligando, pelos trens desta, a estação com a cidade de Cruzeiro, também no Estado de São Paulo, mas nos trilhos do ramal de São Paulo, da E. F. Central do Brasil, para isso cruzando boa parte do sul do estado mineiro. Em Tuiuti, a composição de passageiros da Rede Mineira de Viação - que substituiu a RSM em 1931 - saía e chegava ao toque do sino, o que não acontecia com a da Mogiana. O pessoal era muito amigo e a estrutura da RMV era a mesma da Mogiana. Por todo o ramal corria também o trolei, que prestava inestimáveis serviços, sobretudo quando havia alguém doente, necessitando urgentemente de um médico. O paciente era levado à estação mais próxima, de onde se telegrafava à cidade, solicitando auxílio. Segundo depoimentos do sr. Lourenço Marques Piza, de Muzambinho, a estação de Tuiuti ficava não muito longe do bairro de São Domingos. Na estação, eram embarcados cereais, grãos, leite, farinha, banha e gado, em sua maioria transportados para lá por carro de bois. Em 1944, o seu nome foi alterado para Juréia, por determinação do CNG, e a linha da RMV tornou-se Cruzeiro-Juréia. Em 10 de novembro de 1966, foi

ACIMA: A vila de Tuiuti em 1945. Não é fácil de localizar ali a pequena estação (www. jureiaonline.hpg.ig.com.br). ABAIXO: Estação de Jureia, provavelmente anos 1950 (http:// muzambinhominasgerais.blogspot.com).
fechada e desativada, juntamente com o ramal. Desde 1964, a linha da RMV já não chegava a Juréia; a linha entre ali e Varginha já não funcionava mais. A represa de Furnas acabou com essa seção da linha, inundando-a em vários pontos. A estação já foi infelizmente demolida: era um prédio pequeno, de madeira; isto pode ser visto nas fotografias ao pé da página. Segundo moradores do bairro, com quem falei em outubro de 2007, foi demolida "há uns 10 anos". Outro discorda, diz "uns vinte". Enfim: nos anos 1980 ou 1990 foi para o chão, demolida pela Prefeitura. O prédio era de madeira e já estava depredado, depois de ter servido para moradia por algum tempo depois da desativação. Hoje somente sobra o piso com a plataforma, sem nada em cima, no meio da praça, ainda chamada - segundo a placa metálica ali colocada - "Praça da Estação", da estação que não mais existe. O hotel da esquina da praça com a estrada de acesso está abandonado, o "Novo Mundo". Antes, dizem os velhos moradores, além dele, havia quase 10 pensões. Afinal, o trem da Mogiana chegava de noite e da RMV partia de manhã. O pernoite e a baldeação eram inevitáveis. Em 2012, anuncia-se a reconstrução da estação, que já estaria semi-pronta em abril. No entanto, surgiu algo completamente diferente da estação que aparece nas fotos abaixo.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Eduardo Roxo Nobre; Cia. Mogiana: Relatórios anuais; Olavo Amadeu de Assis: O ferroviário nos trilhos da saudade, 1985; http:// muzambinhominasgerais.blogspot.com; www.jureiaonline.hpg.ig.com; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Tuiuti em 1914, recém aberta. Autor desconhecido

Pátio da estação de Juréia, em 1930. www.jureiaonline.hpg.
ig.com.br
. O prédio da estação não aparece

Pátio da estação, em 1940. O prédio da estação aparece à esquerda na foto, tirada sentido RMV. www.jureiaonline.hpg.
ig.com.br

Juréia, em 10/2007. Foto tirada no sentido da RMV. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação de Juréia, em 10/2007. Foto tirada no sentido da Mogiana, por Ralph M. Giesbrecht

Ao centro, plataforma da estação de Juréia, em 10/2007. Foto tirada no sentido da RMV, por Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 17.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.