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Morro do Ferro
Pratápolis
Itaú
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ramal de Passos - 1950
Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1919 -1971)
FEPASA (1971- c.1990) |
PRATÁPOLIS
Município de Pratápolis, MG |
Ramal de Passos - km 128,284 (1938) |
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MG-2499 |
Altitude: 687 m |
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Inauguração: 01.08.1919 |
Uso atual: centro cultural (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros
ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado
aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em
fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi eliminado,
sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente
ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas,
e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião
do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas.
Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi
abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho
entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos,
mas as cargas de cimento deixaram de circular já há
anos e o abandono da linha é total. O trecho final até
Passos teve também os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pratápolis foi inaugurada em 1919, e permaneceu como
ponta de linha do ramal até 1921, quando foram abertas as estações
seguintes, de Itaú até Passos.
Da estação deveria partir um ramal da Mogiana para
a cidade de Santa Rita de Cássia, projeto abandonado ainda nos anos 1920.
A Mogiana teria sido a responsável pela criação
do nome da estação, localizada junto à vila de
Espírito Santo do Prata.
A transformação em município desta cidade, nos
anos 1930, adotou o nome da estação.
Em 1986, o relatório da Fepasa dizia que a estação
estava em estado "regular".
"Pratápolis foi a estação em melhor estado
de conservação que visitamos. No prédio funciona
hoje o centro cultural da cidade, e nos fundos, em frente à
antiga plataforma, foram construídas quadras esportivas e um
playground, que estavam cheios. infelizmente, o prédio estava
fechado, pois visitamos a cidade no dia seguinte a um feriado, e a
prefeitura havia decretado ponto facultativo, mas era visível
o cuidado na preservação da estação. Ainda
está com os trilhos..." (Rossana Romualdo,
07/2001).
Em 2015 o prédio da antiga estação tinha uma
placa de centro cultural, mas estava abandonada, com vidros quebrados
e muito pombos habitando-a. Em 19/09/2021, a situação era a mesma.
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1920
AO LADO: Ligação Pratapolis-Santa Rita de Cassia, que jamais foi construída
(O Estado de S. Paulo, 19/7/1920). |
1922
AO LADO: Mapa da Mogiana em 1922, mostrando o ramal Pratapolis-Santa Rita de Cassia, projeto dos anos 1910-20. |
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ACIMA: Estação de Pratapolis, à
direita (Autor e data desconhecidos - Acervo Eni Vasconcellos).
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Pratapolis em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Pratapolis com as construções existentes em 1986 (E-estação, C - casa, CS - casa de serviço (?) e CD - caixa d'água) (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
(ACIMA: Lateral da estação da Pratapolis em 19/9/2021 (Foto Jurandir Caralho).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2006; Jurandir Carvalho, 2021; Eni
Vasconcellos; Ana Maria Linhares Giesbrecht, 2006; Tales de Oliveira Cardoso;
Marcio Amorim; Rossana Romualdo; Guias Levi, 1932-80; Relação
oficial de estações da Cia. Mogiana, 1937; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Pratápolis, provavelmente
nos anos 1950. Acervo Marcelo Mathias |
A plataforma da estação de Pratápolis,
em 07/2001. Foto Rossana Romualdo |
A fachada da estação de Pratápolis, em
07/2001. Foto Rossana Romualdo |
A estação em 27/12/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht
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A estação em 27/12/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht
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A estação e a caixa d'água em 27/12/2006.
Foto Ana Maria Giesbrecht |
A estação em 27/12/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht
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Fachada da estação em 2015. Foto Tales de Oliveira
Cardoso |
A stação em 22/1/2021, bem conserada externamente. Foto Jurandir Carvalho |
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Atualização:
27.03.2023
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