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VXY Mogiana em MG
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Amador Bueno-nova
Parada 46
São João Novo
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (n/d -1971)
FEPASA (1971-1998)
PARADA 46
Município de São Roque, SP
Tronco - km 46   SP-2637
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A parada do km 46, ou Parada 46, era uma das várias paradas que constavam de uma plataforma coberta com telhado de zinco apenas existentes ao lado da linha-tronco da EFS, principalmente no trecho entre Amador Bueno e Mairinque, onde o trem de subúrbio da EFS e depois da Fepasa trafegaram até os anos 1980.

Sem data de inauguração conhecida, sabe-se no entanto que ela já existia em 1934 (ver caixa abaixo).

Também há relações da Fepasa que a chamam de Parada 47.

Com a desativação desses trens no trecho após Amador Bueno (1998), as paradas também foram desativadas e resistiram apenas por algum tempo ao tempo e à depredação. As últimas estruturas ainda em pé foram demolidas após 2002.

Em 2019, os trilhos foram arrancados e roubados na altura desta parada (ver caixa abaixo).

1934
AO LADO:
Reclamações quanto ao abrigo para passageiros na parada (O Estado de S. Paulo, 9/1/1934).

ACIMA: Triste panorama da Parada 46 em janeiro de 2019, depois de os trilhos terem sido roubados da ferrovia abandonada (Foto Jean Carlos).
     

Parada do km 46, anos 1990. Foto EFBrasil

E ela ainda estava de pé em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony
 
     
     
Atualização: 20.01.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.