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E. F. Sorocabana
(n/d -1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARADA
46
Município de São Roque, SP |
Tronco - km 46 |
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SP-2637 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A parada do
km 46, ou Parada 46, era uma das várias paradas
que constavam de uma plataforma coberta com telhado de zinco apenas
existentes ao lado da linha-tronco da EFS, principalmente no trecho
entre Amador Bueno e Mairinque, onde o trem de subúrbio
da EFS e depois da Fepasa trafegaram até os anos 1980.
Sem data de inauguração conhecida, sabe-se no entanto que ela já existia em 1934 (ver caixa abaixo).
Também
há relações da Fepasa que a chamam de Parada
47.
Com a desativação desses trens no trecho após Amador Bueno (1998), as paradas também
foram desativadas e resistiram apenas por algum tempo ao tempo e à
depredação. As últimas estruturas ainda em pé foram demolidas após 2002.
Em 2019, os trilhos foram arrancados e roubados na altura desta parada (ver caixa abaixo).
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1934
AO LADO: Reclamações quanto ao abrigo para passageiros na parada
(O Estado de S. Paulo, 9/1/1934). |
ACIMA: Triste panorama da Parada 46 em janeiro de 2019, depois de os trilhos terem sido roubados da ferrovia abandonada (Foto Jean Carlos). |
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Parada do km 46, anos 1990. Foto EFBrasil |
E ela ainda estava de pé em 09/2002. Foto Ricardo
Koracsony |
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Atualização:
20.01.2019
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