|
|
...
Urutágua
Penápolis
Bonito
...
Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1908-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PENÁPOLIS
(antiga SANTA CRUZ DO AVANHANDAVA)
Município de Penápolis, SP |
Linha-tronco - km 219,260 (1938); km 219,568 (1949); |
|
SP-2690 |
Altitude: 390,000 m |
|
Inauguração: 02.12.1908 |
Uso atual: abandonada (2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1910 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1908 com o nome de Santa Cruz do Avanhandava.
Em 1909, passou a se chamar Penápolis, em homenagem ao Presidente
da República Afonso Pena, falecido em maio deste ano.
Uma reportagem publicada no jornal Folha da Manhã, de São
Paulo, em 15/6/1958, descreve uma estação onde "público,
funcionários e mercadorias amontoam-se no
interior da estação (...) Construída há
mais de 40 anos, à época em que a cidade era ainda um
incipiente povoado. Tumultuados os embarques e desembarques de passageiros
e operações de carga e descarga . Será reivindicada
remodelação total do edifício".
Tal acabou sendo feito em 1960, mas em qual data ainda é uma
incógnita.
O fato é que a estação original ainda permanece
em seu lugar, tendo sido ampliada - a plataforma e o prédio
foram prolongados, mantendo-se na parte original o telhado de duas
águas. Na foto mais abaixo, nos anos 1980, a estação,
já "nova", estava em bom estado com funcionários
orgulhosos posando em frente a ela.
Em 2018, estava abandonada, sem função.
1921
AO LADO: O ramal Penapolis-Avanhandava jamais foi construído
(O Estado de S. Paulo, 14/4/1921). |
|
1923
AO LADO: Criticas ao estado da estação
(O Estado de S. Paulo, 6/2/1923).
|
|
1923
AO LADO: Problemas no embarque de cereais (O Estado
de S. Paulo, 8/8/1923).
|
|
1924
AO LADO: Enquanto a cidade começa a ter suas
ruas calçadas, os problemas com uma carga incendiada
aparecem na estação (O Estado de S. Paulo, 10/1/1924).
|
|
ACIMA:
A estação de Penápolis no "tempo das carroças"
(www.penapolis.sp.gov.br) - sem data.
ACIMA:
Foto aérea da cidade de Penápolis em 1939. A
linha da Noroeste chega de baixo, dobra à direita e chega ao
pátio (no alto, à direita da foto). Daí corcoveia,
afastando-se da cidade (www.penapolis.sp.gov.br).
|
1906
ACIMA: O Presidente Affonso Penna, que nomeou a cidade
(Foto de 1906).
1959
AO LADO: Reclamações contra o estado
da estação antiga em 1959 (Folha da Manhã,
24/10/1959).
|
ACIMA: Funcionários da Noroeste posam
em foto tendo como fundo a bilheteria da estação de Penapolis, nos
anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: Funcionários da Noroeste posam
em foto tendo como fundo a estação de Penapolis, nos
anos 1980 (Autor desconhecido - acervo do Museu de Avaí,
SP).
(Fontes: Silvio Rizzo; Fabio Vasconcelos; José H. Bellorio;
Daniel Gentili; www.penapolis.sp.gov.br; O Estado de S. Paulo, 31/8/1909,
1923, 1924 e 28/6/1963; E. F. Noroeste: relatório anual, 1954;
E. F. Noroeste: relação de estações, 1949;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação original de Penápolis, por volta
de 1920. Autor desconhecido |
Estação nova de Penápolis em 1979. Foto
José H. Bellorio |
Estação de Penápolis em 1979. Foto José
H. Bellorio |
A plataforma da estação em maio de 2001. Foto
José H. Bellorio |
A plataforma da estação em maio de 2001. Foto
José H. Bellorio |
A fachada da estação em maio de 2001. Foto José
H. Bellorio |
Estação de Penapolis em 03/2012. Foto Fabio Vasconcelos |
Estação de Penapolis em 8/2/2018. Foto Silvio
Rizzo |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.02.2022
|
|