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VXY Mogiana em MG
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Mota Paes
Pinhal
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ramal de Pinhal - 1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1889-1960)
PINHAL
Município de Espírito Santo do Pinhal, SP
Ramal de Pinhal - km 36,238 (1938)   SP-2298
Altitude: -   Inauguração: 30.09.1889
Uso atual: restaurada em 2022. Não sei seu uso e estado em junho de 2023   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Pinhal foi aberto em todas a sua extensão (37 quilômetros) em 1889, partindo da estação de Mogi-Guaçu, no tronco da Mogiana, e chegando até a estação de Pinhal, em Espírito Santo do Pinhal, perto da divisa com Minas Gerais. Funcionou até 31/12/1960, quando foi extinto, ficando os primeiros quatro quilômetros e meio servindo como desvio industrial para a Refinações de Milho Brasil, em Mogi-Guaçu. Os trilhos foram retirados somente em 1967, menos o desvio, que continuou por alguns anos.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de Pinhal, construída pelo empreiteiro Nicolau Rehder e também chamada, por algum tempo, com o mesmo nome da cidade (Espírito Santo do Pinhal), foi aberta como ponta do ramal do mesmo nome, em 30 de setembro de 1889. Por causa da morte do sr. Comendador Guimarães, diretor da Mogiana, a datada da inauguração sofreu pelo menos dois adiamentos (ver caixas de 1888 e 1889, abaixo).

Há notícias que falam que a linha deveria ter sido entregue em 25 de dezembro de 1888, portanto dez meses antes da data citada pela Mogiana, em Pinhal (ver caixa abaixo, de 1888).

Somente nove anos após a chegada da ferrovia, a cidade ganharia iluminação elétrica em 12 de março de 1898, mas ainda assim seria uma das primeiras cidades do Estado a ganhar o melhoramento (O Estado de S. Paulo, 13/3/1898).

"Meus pais, filhos de imigrantes italianos e nascidos no interior, sempre me contaram estórias dos trens de suas regiões. (...) minha mãe, nascida em Pinhal, ainda me conta detalhes vividos há mais de setenta anos em torno da Mogiana, como a operação do girador e a espera pelo trem que trazia sardinhas. Sardinhas frescas que, pelo jeito, viajavam por três ferrovias, do Porto de Santos até a região da Mogiana" (Edmilson Cinquini, 02/2008).

Um novo prédio foi entregue em 1913, de acordo com relatório da Mogiana para esse ano: "Construído em Pinhal, no mesmo local da estação antiga, que foi demolida, outro
edifício mais amplo, servindo para estação, armazém e casa do chefe" (Relatório da Mogiana, 1913).

Em 1939 (ato 1.144, de 20/7/1939), passou a se chamar definitivamente Pinhal.

A estação foi fechada definitivamente, com o ramal, em 31/12/1960, tendo sido transformada em estação rodo-ferroviária nesse ano (Relatório da Mogiana, 1961 e OESP, 1/1/1961).

Não ficou nessa condição por muito tempo. Em 1999 servia como sede de uma cooperativa, tendo sempre caminhões estacionados a seu redor. Era uma estação conjugada com armazém, ocupando por isso uma área bastante grande.

Em março de 2022, a velha estação, tombada pelo CONDEPHAAT desde 1992, havia sido restaurada e estava pronta para um novo uso. Ela está localizada na praça Mota Sobrinho. Em junho de 2023, não tenho ideia de seu uso.

1888
AO LADO:
Anunciava-se que a linha seria entregue em dezembro de 1888. Porém, somente o foi em setembro de 1889 (A Provincia de S. Paulo, 12/05/1888).

1889
AO LADO:
Anunciava-se que a linha seria entregue em 30 de setembro de 1889. (A Provincia de S. Paulo, 24/9/1889).

1889
AO LADO:
Novo adiamento (em 28 de setembro) joga a inauguração para o dia 30 de setembro de 1889. (A Provincia de S. Paulo, 29/9/1889).

1889
AO LADO:
A inauguração foi mesmo no dia 30 de setembro de 1889 - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO . (A Provincia de S. Paulo, 3/10/1889).

ACIMA: Com a inauguração do ramal de Pinhal, sai o primeiro horário dos trens em Pinhal e também novos horários para o tronco e ramais - CLIQUE SOBRE O HORARIO PARA VER OS DAS OUTRAS LINHAS (A Provincia de S. Paulo, 4/10/1889).

1891
AO LADO:
Alegria na cidade por causa da mudança para trens expressos e horarios (O Estado de S. Paulo, 24/10/1891).

1891
AO LADO:
Estação repleta de gente na chegada da banda por trem especiais para Campinas (O Estado de S. Paulo, 27/12/1891).

1895
AO LADO:
População de Pinhal pede trem misto no ramal (O Estado de S. Paulo, 6/7/1895).
ACIMA: A estação, no início do século XX (Autor desconhecido - Album da Mogiana).

1923
AO LADO:
Problemas com o trem no ramal de Pinhal (O Estado de S. Paulo, 20/5/1923).

1924
AO LADO:
Trens especiais para Campinas (O Estado de S. Paulo, 21/11/1924).

1931
AO LADO:
Supressão de dois trens mistos no ramal (O Estado de S. Paulo, 22/2/1931).

1931
AO LADO:
Movimento da estação no ano de 1931 (O Estado de S. Paulo, 22/2/1932).

1934
AO LADO:
Movimento da estação no ano de 1934 (O Estado de S. Paulo, 24/1/1935).

1939
AO LADO:
Trens especiais para Campinas (O Estado de S. Paulo, 23/9/1939).

1939
AO LADO:
Reforma da praça da estação (O Estado de S. Paulo, 3/10/1939)

1939
AO LADO:
Trens especiais Pinhal-São Paulo (
O Estado de S. Paulo, 16/11/1939)

1940
AO LADO:
Trens especiais Pinhal-São Paulo e a concorrência dos ônibus (
O Estado de S. Paulo, 24/4/1940)

1940
AO LADO:
Novos horarios de trens para Pinhal (
O Estado de S. Paulo, 4/7/1940)

1940
AO LADO:
Mas os ônibus já estavam chegando (O Estado de S. Paulo, 19/7/1940)



1942
AO LADO:
Abaixo-assinado pedindo a volta do trem misto (O Estado de S. Paulo, 8/8/1942)



1945
AO LADO:
A estação de Pinhal e seus momentos de glória (Folha da Manhã, 23/8/1945)

ACIMA: Reportagem de 1946 fala sobre Espirito Santo do Pinhal - e mete o pau na linha férrea (que, com a guerra, tornou-se "deficiente"; "a viagem de Campinas a Pinhal é morosa e dura quatro horas" e "temos uma esplêndida linha de jardineiras que se acham em comunicação com os trens da Paulista"... a Mogiana estava estourada, não investia mais nos ramais e a imprensa não colaborava (O Estado de S. Paulo, 2/3/1946).

ACIMA: Quando o serviço postal dependia do trem... seria assim em todos os lugares? (Folha da Manhã, novembro de 1947).

1951
AO LADO:
A estação de Pinhal, decadente, perde clientes e seus momentos de glória (O Estado de S. Paulo, 30/3/1951)

ACIMA: A estação em final de restauro, em maio de 2021 (Foto Fausto Luciano Panicacci).


ACIMA: Detalhe da estação em final de restauro, em maio de 2021 (Foto Leonardo Patara).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fernando Marietan, 2016; Natan Gabriel, 2022; Leonardo Patara, 2023; Nilson Rodrigues; Folha da Manhã, 1945 e 1947; O Estado de S. Paulo, 1923, 1924, 1939, 1946 e 1961; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969; Companhia Mogiana: Horário oficial dos trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Pinhal, c. 1908. Foto do álbum da Mogiana

Estação de Pinhal, foto sem data. Cedida por Nilson Rodrigues

A estação em 14/09/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 14/09/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 14/09/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação de Pinhal, em 2000. Autor desconhecido

A estação em 2016. Foto Fernando Marietan


A estação em 14/09/11/06/2023. Foto Leonardo Patara
 
     
Atualização: 12.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.