Ponte sobre o rio Uruguai em Marcelino Ramos, Municípios de Piratuba, SC e Marcelino Ramos, RS
Linha Itararé-Uruguai, RVPSC

A ponte ferroviária de Marcelino Ramos está situada na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na linha Itararé-Uruguai da antiga RVPSC, pouco antes da estação de Marcelino Ramos, no lado gaúcho.
A ponte foi aberta em dezembro de 1910, provisória, em madeira, devido à pressa em se entregar a linha no final desse mesmo ano pela Brazil Railway. A ponte foi destruída por uma enchente seis meses depois. Em meados de 1913, a ponte definitva, a que lá está até hoje, foi entregue pronta, aliás, ela já estava em construção na época em que a provisória foi levada pela enchente. Em 2000, a ponte foi levantada por macacos hidráulicos, para que a barragem de Itá, 15 km rio Uruguai abaixo, pudesse encher a foz do Peixe no Uruguai, bem na ponte, sem que esta fosse submersa. Os trens turísticos da ABPF
e de capina da ALL passam até hoje pela ponte. Ela também é uma ponte rodoviária.É uma das pontes lendárias do Brasil. Lugar mágico e fantástico.
(Fontes: pesquisa local e em literaturas diversas - Ralph Giesbrecht e Nilson Rodrigues)

A ponte, vista no sentido de Santa Catarina, cruza o rio Uruguai, na foz do rio do Peixe, este visto seguindo para o alto da foto.
(Foto: Nilson Rodrigues, 2006).