Túnel 2, Município de Porto União, SC
Linha Itararé-Uruguai (Variante do Morro de São João), RVPSC

O túnel ferroviário número 2 situa-se entre as estações de Engenheiro Eugênio de Mello e de Achilles Stenghel, pouco além do túnel 1, na Variante do Morro de São João, uma obra que durou mais de dez anos e foi entregue ao tráfego em março de 1950. Eram 6 túneis no total.
Não se sabe a data de conclusão deste segundo túnel, mas provavelmente foi a mesma do primeiro, cuja data está marcada num dos emboques. Neste, se está, não consegui ver. Este também somente foi aberto ao tráfego em 1950.
A variante foi sendo gradativamente abandonada, principalmente a partir de meados dos anos 1980, e com a privatização, em 1996, deixou de ser utilizada. Em 2003, trens de capina da ALL e também eventualmente algum trem da ABPF passaram a correr novamente a linha, mas muito raramente.
Na foto abaixo, o túnel, em 11/09/2003: as fotos são minhas, tiradas do trem turístico que nessa data fez a viagem entre Porto União e um pouco além do Túnel 2, mas não me lembro qual emboque é qual.

(Fontes: Pesquisa local do autor; Revista Correio dos Ferroviários, 01/1968; relatórios oficiais da RVPSC; ABPF; Nilson Rodrigues)

Acima, à esquerda, o Túnel 2 da variante, pronto em 194? (não dá para identificar a data), entregue ao tráfego regular em 1950. No detalhe, à direita, o emblema da RVPSC e o ano, abaixo (ao centro). Abaixo, o mesmo túnel, no outro emboque, com o trem entrando (ou saindo?) (Fotos Ralph M. Giesbrecht, 11/09/2003).