Túnel 5, Município de Porto União, SC
Linha Itararé-Uruguai (Variante do Morro de São João), RVPSC

O túnel ferroviário número 5 situa-se entre as estações de Cerro Pelado e de Maquinista Molina, na Variante do Morro de São João, uma obra que durou mais de dez anos e foi entregue ao tráfego em março de 1950. Eram 6 túneis no total.
Pronto em 1948, ele somente foi aberto ao tráfego em 1950.
A variante foi sendo gradativamente abandonada, principalmente a partir de meados dos anos 1980, e com a privatização, em 1996, deixou de ser utilizada. Em 2003, trens de capina da ALL e também eventualmente algum trem da ABPF passaram a correr novamente a linha, mas muito raramente.
Na foto abaixo, o túnel, em 2002: não sei de que lado é o emboque, mas, na época, o túnel estava totalmente sem uso, bem como a linha. A linha passou a ser limpa a partir de 2004, pela ALL e pela ABPF, para tráfego eventual de trens de capina da ALL e comboios com locomotivas a vapor da própria ABPF.

(Fontes: Décio Marques, 07/2004; Revista Correio dos Ferroviários, 01/1968; relatórios oficiais da RVPSC; ABPF; Nilson Rodrigues)

Foto e detalhe: Túnel 6 da variante, pronto em 1948, entregue ao tráfego regular em 1950. No detalhe, o número (à esquerda) e o ano (à direita). (Foto Décio Marques, 2002)