A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Euclides da Cunha
Rosana
...

ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Sorocabana (1965-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
ROSANA
Município de Rosana, SP
Ramal de Dourados   SP-2271
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1965
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rosana, construída por volta de 1965 para aguardar a linha que viria de Euclides da Cunha e seguiria para Dourados, no Mato Grosso do Sul, nunca recebeu os trilhos. O armazém de mercadorias teria sido iniciado em 29/05/1964,
ACIMA: Edital de licitação para a construção do armazm para cargas em Rosana. Dinheiro jogado fora, a ferrovia jamais chegou ali (Folha de S. Paulo, 18/2/1964).
segundo algumas fontes. O leito ficou pronto para isso, até ela, mas a Sorocabana nunca terminou o projeto e a estação terminal acabou sendo Euclides da Cunha, mesmo. Em 1997 o prédio, um dos únicos em alvenaria no ramal, estava abandonado.
     

A estação que nunca foi estação, em foto de 19/07/1997. Foto Coaraci Camargo
   
     
     
Atualização: 03.05.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.