|
|
Great Western do
Brasil (n/d-n/d) |
NATAL
(antiga COROA,
ESTAÇÃO DO PADRE e PEDRA PRETA)
Município de Natal, RN |
Linha Norte - km |
|
RN-3815 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: |
|
|
|
A ESTAÇÃO: "Até pelo menos 1917,
a estação que recebia todo o fluxo de passageiros e mercadorias da
Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (EFCRGN) era a da
Pedra Preta (NOTA: nada tem a ver com a estação do mesmo nome que existiu , situada na margem esquerda do rio Potengi, de onde se
atravessava para Natal através de embarcações (Figura 01, abaixo). Com a conclusão
da ponte de Igapó, em 1916, finalmente a esplanada Silva Jardim poderia
ser ligada diretamente aos trilhos da ferrovia. Mas a integração com
a esplanada não seria tão simples. Enquanto não se concluíam os estudos
e as desapropriações necessárias para ligar a linha ao pátio, foram
feitas algumas improvisações. O escritório da Central, localizado
no pátio da Great Western, que antes recebia no seu cais os passageiros
e mercadorias da Estação da Pedra Preta, com a chegada dos trilhos
vira a estação terminal provisória de passageiros da EFCRGN. (Figura
02) A ferrovia faz um acordo com a Great Western para utilizar seus
trilhos no trecho entre Igapó e Natal. A estação provisória só era
utilizada para o tráfego de passageiros, enquanto que a Estação da
Pedra Preta continuou sendo utilizada para transporte de mercadorias
e a Parada de Igapó para desembarque de animais" (RODRIGUES,
Wagner do Nascimento. Caminhos de água e de ferro, 2006).
Foi chamada de Estação do Padre, da Pedra Preta ou da Coroa, na margem esquerda do rio Potengi e era a estação inicial da EFCRGN.
Ao fim,
chegamos à conclusão que Natal teve quatro estações terminais em meados da década de 1920! Três funcionando
de fato e uma que nunca veio a ser estação.
ACIMA:
As linhas da Natal-Nova Cruz (para o sul) e Central do RN (para o
norte), com a linha em vermelho mostrando o percurso inicial da
EFCRN antes da construção da ponte do Igapó.
A estação em preto é a de Natal da Natal-Nova
Cruz, ainda em atividade. A estação em azul é
a de Natal da EFCRN, ligada a outra por um ramal (Cessão Wagner
Rodrigues).
(Fontes: Wagner do Nascimento Rodrigues;
João Rodrigues Lanza. 2023; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.02.2023
|
|