A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Igapó
Natal
Padre João Maria
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Great Western do Brasil (n/d-n/d)
NATAL (antiga COROA,
ESTAÇÃO DO PADRE e PEDRA PRETA)
Município de Natal, RN
Linha Norte - km   RN-3815
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA:
 
 
A ESTAÇÃO: "Até 1917, a estação que recebia todo o fluxo de passageiros e mercadorias da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (EFCRGN) era a da Pedra Preta, situada na margem esquerda do rio Potengi, de onde se atravessava para Natal através de embarcações (Figura 01, abaixo). Com a conclusão da ponte de Igapó, em 1916, finalmente a esplanada Silva Jardim poderia ser ligada diretamente aos trilhos da Ferrovia. Mas a integração com a esplanada não seria tão simples. Enquanto não se concluíam os estudos e as desapropriações necessárias para ligar a linha ao pátio, foram feitas algumas improvisações. O escritório da Central, localizado no pátio da Great Western, que antes recebia no seu cais os passageiros e mercadorias da Estação da Pedra Preta, com a chegada dos trilhos vira a estação terminal provisória de passageiros da EFCRGN. (Figura 02) A ferrovia faz um acordo com a Great Western para utilizar seus trilhos no trecho entre Igapó e Natal. A estação provisória só era utilizada para o tráfego de passageiros, enquanto que a Estação da Pedra Preta continuou sendo utilizada para transporte de mercadorias e a Parada de Igapó para desembarque de animais" (RODRIGUES, Wagner do Nascimento. Caminhos de água e de ferro, 2006).

Foi chamada de Estação do Padre, da Pedra Preta ou da Coroa, na margem esquerda do rio Potengi e era a estação inicial da EFCRGN.

Ao fim, chegamos à conclusão que Natal teve quatro estações terminais em meados da década 1920! Três funcionando de fato e uma que nunca veio a ser estação.

ACIMA: As linhas da Natal-Nova Cruz (para o sul) e Central do RN (para o nordeste), com a linha em vermelho mostrando o percurso inicial da EFCRN antes da construção da ponte do Igapó. A estação em preto é a de Natal da Natal-Nova Cruz, ainda em atividade. A estação em azul é a de Natal da EFCRN, ligada a outra por um ramal (Cessão Wagner Rodrigues).

ACIMA: A situação curiosa em que ficava a estação da Coroa quando a maré subia deixando a estação completamente ilhada. Anos 1910 (Arquivo Nacional).

(Fontes: Wagner do Nascimento Rodrigues; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação provisória, em foto sem data. Acervo Wagner do Nascimento Rodrigues
     
Atualização: 25.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.