|
|
E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BOM
RETIRO
Município de Pouso Alto, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia -
km 54,100(1960) |
|
MG-2661 |
Altitude: 881,752 m |
|
Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: moradia |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de
passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia
e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997
ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre
Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel
(Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros
da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha
até cerca de 2010. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Bom
Retiro foi inaugurada em 1884.
Em 2007, mais de cem anos depois, já desatvada, estava servindo
como moradia, onde moravam duas famílias. A estação
estava deteriorada tanto por dentro quanto por fora.
"Atualmente está dividida em duas residências.
Pelos fundos fizeram um pequeno puxado com cobertura em telha de
amianto e internamente a divisão original foi modificada
para acolher as moradias. Os trilhos estão totalmente cobertos
por vegetação. Entrevistei um dos dois moradores da
estação, que trabalhava como ferroviário, na
manutenção do trecho. Ele assistiu à desativação
da estação" (Isabela Grossi Gomes, Belo
Horizonte, MG, 02/2005).
Em 2015, estava ainda em pé, mas sem uso conhecido por mim.
(Fontes: José Olavo
Silva Pinto; Isabela Grossi Gomes; Adriano Martins; Gutierrez Coelho;
Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960)
|
|
|
|
A estação em 1976. Foto José Olavo Silva
Pinto |
A estação em 02/2005. Foto Isabela Grossi Gomes |
A estação em 09/10/2005. Foto Adriano Martins |
Estava bem pior em 8/2/2013. Foto Gutierrez Coelho |
A velha estação em 7/11/2015. Foto Fernando Marietan |
|
|
|
|
|
Atualização:
08.10.2019
|
|