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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV-Cruzeiro-Juréia
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Itanhandu
Bom Retiro
S. Sebastião do Rio Verde
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Minas e Rio (1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOM RETIRO
Município de Pouso Alto, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 54,100(1960)   MG-2661
Altitude: 881,752 m   Inauguração: 14.06.1884
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Bom Retiro foi inaugurada em 1884.

Em 2007, mais de cem anos depois, já desatvada, estava servindo como moradia, onde moravam duas famílias. A estação estava deteriorada tanto por dentro quanto por fora.

"Atualmente está dividida em duas residências. Pelos fundos fizeram um pequeno puxado com cobertura em telha de amianto e internamente a divisão original foi modificada para acolher as moradias. Os trilhos estão totalmente cobertos por vegetação. Entrevistei um dos dois moradores da estação, que trabalhava como ferroviário, na manutenção do trecho. Ele assistiu à desativação da estação" (Isabela Grossi Gomes, Belo Horizonte, MG, 02/2005).

(Fontes: José Olavo Silva Pinto; Isabela Grossi Gomes; Adriano Martins; Gutierrez Coelho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

A estação em 1976. Foto José Olavo Silva Pinto

A estação em 02/2005. Foto Isabela Grossi Gomes

A estação em 09/10/2005. Foto Adriano Martins

Estava bem pior em 8/2/2013. Foto Gutierrez Coelho
   
     
Atualização: 09.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.